A capital dos Estados Unidos por trás do conflito

*Por Lu Xia – Economista, cientista político e consultor chinês residente na Argentina

A capital dos Estados Unidos por trás do conflito
Presidente dos EUA Joe Biden e vice-presidente Kamala Harris (Crédito: Drew Angerer/ Getty Images)

O mundo atual está chocado com o ataque da Rússia à Ucrânia e a dor que esse conflito causa na população que sofre as consequências, mas para entender melhor o que está acontecendo, é preciso olhar para dois outros atores: os Estados Unidos e a China.

Publicidade

Para os Estados Unidos, a política externa não mudou desde 1945: busca ser o número um do mundo, o irmão mais velho de todos os países. E para manter essa posição, é preciso impedir a promoção de quem ocupa o segundo lugar. Que ele sempre representa uma ameaça, já que o número um não acha tão fácil liderar o mundo se o número dois é forte e crescente. E hoje, aquele número dois que preocupa os Estados Unidos não é a Rússia: é a China. E a China é diferente de qualquer número 2 da história.

O que acontece entre a Ucrânia e a Rússia é um desafio para os Estados Unidos, porque hoje enfrentam duas frentes de conflito potencial. Por uma década sua estratégia externa foi na Ásia, para conter a China, e agora outra frente foi aberta na Europa. E ele não pode com ambos. O mundo entrou em uma nova era: o Pós Pandemia também é Pós América.

É verdade que os Estados Unidos podem se beneficiar da guerra na Europa. Para começar, porque as capitais europeias voam para o “refúgio americano”. Circulam rumores de que todos os milionários ucranianos já viajaram para os Estados Unidos ou transferiram seu dinheiro para bancos americanos, exceto aqueles que não conseguiram visto por problemas com a lei. E se a demanda por dólares aumentar, você poderá imprimir mais cédulas sem medo de um novo aumento da inflação. Isso ajudaria a mitigar os problemas econômicos internos nos Estados Unidos após a pandemia e a queda de sua economia. Além disso, dividir a Europa sempre beneficia os Estados Unidos. Ao afetar o fornecimento de energia russa à Europa, aumenta a dependência do velho continente em relação aos Estados Unidos; Impedir que a Europa se torne uma região forte e unida que possa competir com os Estados Unidos é um dos objetivos estratégicos de longo prazo da Casa Branca. Por fim, este ano Biden enfrenta suas eleições de meio de mandato, e a política externa sempre desempenha um papel na votação.

No entanto, o que está em jogo é a credibilidade internacional dos Estados Unidos. Nas guerras do passado, como a Coréia ou o Vietnã, Washington não apenas enviou dinheiro, mas também apoiou financeiramente seus aliados nesses países. Mas desta vez, ainda não vimos gestos claros.

Publicidade

Joe Biden enfrenta um dilema: não está preparado, econômica ou militarmente, para enfrentar dois conflitos simultâneos na Ásia e na Europa, e por isso não envia soldados para a Ucrânia. Não pode contra a Rússia e a China ao mesmo tempo. Mas, por outro lado, se não fizer nada, estará traindo seus aliados, amigos e “irmãos mais novos”, como a Ucrânia. E isso é uma traição. Aconteceu no ano passado em outro país, o Afeganistão. Lá os Estados Unidos investiram muito dinheiro e conseguiram que muitos afegãos trabalhassem para o projeto americano, e no último minuto os abandonaram em uma noite. Agora, estamos à porta do que poderia ser uma segunda traição. Os Estados Unidos usaram a Ucrânia para desafiar a Rússia e encontrar seu limite, e quando finalmente o tocaram e os russos reagiram, todo o seu apoio se limitou a palavras. Se não há soldados americanos na Ucrânia, os Estados Unidos deixaram isso em paz.

Nos últimos anos, a expansão da OTAN cada vez mais perto da Rússia foi vista por Putin como uma ameaça real ao seu país, e a adição da Ucrânia foi o desafio final. A economia russa não está em seu melhor momento e seu povo não quer a guerra, mas mesmo assim, Putin fez o que fez, pensando que se não iniciasse este ataque agora, arriscaria chegar a um ponto em que não poderia fazer mais nada.

A China está olhando para a Rússia

Tem uma relação estratégica muito importante com este país. Para começar, são dois países de grande tamanho e complementaridade: a Rússia precisa da China economicamente, e a China precisa dos alimentos e da energia que a Rússia produz. Tornaram-se parceiros naturais. Além disso, existe o princípio de que o inimigo do meu inimigo é meu amigo. Se um país desafia os Estados Unidos, a China não sabe de antemão se será bom para ele, mas pode ter certeza de que não o prejudicará. Vamos imaginar cenários: se ambos perderem, tudo bem para a China; se um vencer o outro também, e se a Rússia vencer, tanto melhor. Mas a China prefere a paz mundial para desenvolver sua economia, continuar sendo a fábrica do mundo e exportar para garantir o emprego doméstico.

Publicidade

A estratégia ideal para a Rússia é dividir a Ucrânia em três ou quatro países, começando com a independência efetiva das pequenas repúblicas pró-Rússia de Donetsk e Luhansk. E então, como os Estados Unidos já fizeram| Com outros países, o que Putin busca é colocar em Kiev um presidente que responda a ele politicamente -ou, pelo menos, que não seja anti-russo.

A China não quer entrar neste conflito por enquanto. Em princípio, porque os Estados Unidos lhe devem mais de um trilhão de dólares e, por sua vez, Pequim investiu muito capital em ativos americanos. A Rússia não tem essa preocupação: tem uma dívida com os Estados Unidos, mas pequena, e suas reservas internacionais foram diversificadas em diferentes moedas. Por essa razão, Putin não tem tanto medo de sanções econômicas.

Tudo isso explica por que os Estados Unidos mudaram de tom na questão de Taiwan, enfatizando sua oposição ao movimento de independência da ilha. Tudo isso soa muito familiar para os chineses, pois durante a década de 1940 o governo dos Estados Unidos queria dividir a China em duas: uma ao norte do rio Long (Yangtze) e outra ao sul. Porque com uma China dividida em duas, é fácil dividi-la em quatro ou oito e controlá-la. Devemos reconhecer o papel do Presidente Mao, que foi firme em sua decisão de evitar qualquer tipo de divisão. Se não fosse por sua firmeza na época, a história da China teria sido muito diferente.

Publicidade

Os poderosos projetam as regras do jogo. O vencedor reescreve a história. E o sacrifício sempre foi feito pelo fraco, aquele que não tem voz, o invisível, aquele que não pode escolher: o povo.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Perfil Brasil.

*Texto publicado originalmente no site Perfil Argentina.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.