Alemanha anuncia lockdown nacional para não vacinados

A Alemanha é o segundo país no mundo com mais contágios nos últimos 28 dias (1,3 milhão), atrás apenas dos Estados Unidos (2,4 milhão)

Alemanha anuncia lockdown nacional para não vacinados
A dupla também apoiou propostas de vacinas obrigatórias, que se votadas no parlamento, poderiam entrar em vigor a partir de fevereiro, no mínimo (Crédito: Omer Messinger/Getty Images)

A Alemanha anunciou nesta quinta-feira (2) um lockdown nacional para não vacinados contra a Covid-19 devido ao grande número de mortos. Líderes do país apoiaram também os planos de vacinação obrigatória nos próximos meses.

Publicidade

Pessoas não vacinadas serão proibidas de acessar todos negócios e estabelecimentos – exceto os mais essenciais – como supermercados e farmácias, para conter a disseminação do coronavírus.

A decisão foi tomada em uma reunião entre o governo federal e as administrações estaduais, a última presidida por Angela Merkel, que no próximo dia 8 passará o bastão para o líder social-democrata e atual vice-chanceler alemão, Olaf Scholz.

A Alemanha vai estender o sistema conhecido como 2G, que permite acesso a locais de lazer apenas para vacinados ou recém-curados para todo o território nacional. “Locais de cultura e lazer ficarão abertos apenas para vacinados ou curados“, disse Merkel, acrescentando que a regra também valerá para o comércio não essencial. “A situação do nosso país é grave“, explicou a chanceler, que classificou a nova medida como um “ato de solidariedade nacional“.

O Parlamento vai debater uma lei para tornar obrigatória a vacinação contra o novo coronavírus, medida já anunciada pela vizinha Áustria e que é defendida por Scholz.

Publicidade

Em suas redes sociais Angela Merkel deixou um registro da reunião realizada

Que medidas podem ser tomadas para reduzir o número de novas infecções por corona e a carga sobre os hospitais e unidades de terapia intensiva? A chanceler Merkel está discutindo isso com o vice-chanceler Scholz e os ministros presidentes dos estados federais

Logo após a reunião Olaf Scholz falou em suas redes sociais sobre o plano de vacinação até o fim do ano

Temos planos ambiciosos: queremos vacinar e impulsionar 30 milhões de cidadãos até o final do ano. Combinamos isso hoje em #MPK. A vacinação é o recurso mais importante de que dispomos.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.