Alemanha aprova envio de tanques de combate à Ucrânia

Os tanques são do tipo Pbv 501 que eram natural do exército da Alemanha Oriental na época da Guerra Fria

Um porta-voz do Ministério da Defesa alemão, informou a CNN, nesta sexta-feira (1º) que a Alemanha aprovou a entrega de 56 tanques de combate à Ucrânia. De acordo com a Lei Alemã de Controle de Armas de Guerra, o Conselho Federal de Segurança também deve aprovar a exportação de armas da Alemanha a qualquer momento.

Publicidade

Os tanques são do tipo Pbv 501 que na época da Guerra Fria eram natural do exército da Alemanha Oriental até serem vendidos para Suécia. Atualmente foram revendidos para República Tcheca que entregará à Ucrânia. No começo de março, a Alemanha anunciou que entregaria 2.700 mísseis antiaéreos adicionais para zonas de conflito da Ucrânia.

Ainda em março, a Alemanha também havia anunciado um aumento nos gastos militares com 100 bilhões de euros para as Forças Armadas e um melhor orçamento nos próximos anos.

Conflito Rússia e Ucrânia

No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu a Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças, Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Um dos motivos desta invasão é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente, sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.

Publicidade

A Alemanha recentemente comentou sobre a possível escassez de gás. Na quinta-feira (31), o chanceler Olaf Scholz da Alemanha publicou o que disse ao presidente russo, Vladimir Putin sobre o pagamento do gás. “Pagamento das entregas de gás russo ocorre de acordo com os contratos existentes em euros e dólares. É assim que é, vai continuar assim, e deixei isso claro ontem em minha conversa com o presidente Putin.”

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.