Alemanha supera 100 mil mortes por Covid e registra novo recorde de casos

Números oficiais mostram que a Alemanha se tornou o último país a ultrapassar 100.000 mortes por COVID-19 desde o início da pandemia

Alemanha supera 100 mil mortes por Covid e registra novo recorde de casos
(Crédito: Sean Gallup/Getty Images)

Dados oficiais divulgados na quinta-feira mostram que a Alemanha se tornou o último país a ultrapassar 100 mil mortes por casos de Covid desde o início da pandemia.

Publicidade

Na Europa, a Alemanha é o quinto país a ultrapassar essa marca de mortes, atrás da Rússia, Reino Unido, Itália e França.

O aumento de casos levou o governo alemão em espera na quarta-feira a anunciar a criação de um novo grupo permanente de especialistas para aconselhar as autoridades sobre como lidar com a pandemia.

Publicidade

Embora o número de infecções diárias seja maior do que o observado durante a última onda de inverno, atualmente há menos mortes diárias por caso confirmado. Especialistas argumentam que isso ocorre por causa da vacinação, que, segundo eles, reduz a probabilidade de doenças graves.

Mesmo assim, os hospitais alertam que os leitos de terapia intensiva estão se esgotando, com quase 4.000 já ocupados por pacientes do COVID-19. Alguns hospitais no sul e no leste do país começaram a transferir pacientes para outras regiões.

O gerente geral da associação de hospitais da Bavária, Roland Engehausen, disse que o número de novos casos precisa diminuir drasticamente, segundo a ABC News.

Publicidade

“Do contrário, teremos uma situação dramática entre o Natal e o Ano Novo como ainda não vimos”, disse ele à agência de notícias alemã dpa.

O líder de centro-esquerda Olaf Scholz, que deve suceder Angela Merkel como chanceler no mês que vem, pediu na quarta-feira a vacinação obrigatória em asilos que cuidam de pessoas particularmente vulneráveis ​​- e deixou em aberto a possibilidade de estender a medida a outras pessoas.

As vacinas são a saída para essa pandemia”, disse Scholz.

Publicidade

Olaf Scholz

Candidato a chanceler do SPD e Ministro Federal das Finanças Olaf Scholz declarou nas suas redes sociais:

Corona não foi derrotado. Novos recordes nos ultrapassam a cada dia. A partir de hoje, estão em vigor novas medidas que estamos implementando de forma consistente para reduzir o número de infecções. Além disso, o novo #Bundesregierung iniciará as seguintes etapas imediatamente após assumir o cargo:

Montamos uma equipe de crise estadual federal na Chancelaria Federal. E um grupo de especialistas formado por virologistas, epidemiologistas e psicólogos avalia diariamente a situação. Precisamos de conhecimentos científicos para chegar a um conhecimento inteligente.”

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.