Arquivo Nacional confirma que Trump levou documentos sigilosos

Em carta ao Congresso, o Arquivo Nacional confirmou que caixas retiradas da Casa Branca pelo ex-presidente incluíam documentos sigilosos de segurança nacional

documentos-levados-por-trump-da-casa-branca-eram-secretos-diz-jornal
Ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Crédito: Andrew Harrer-Pool/Getty Images)

O Arquivo Nacional confirmou nesta sexta-feira (18) que encontrou informações confidenciais entre documentos que o presidente Donald J. Trump levou consigo para sua casa na Flórida da Casa Branca e que consultou o Departamento de Justiça sobre o assunto.

Publicidade

A agência “identificou itens marcados como informações de segurança nacional classificadas dentro das caixas”, de acordo com uma carta postada no site da National Archives and Record Administration que foi enviada à deputada Carolyn B. Maloney, democrata de Nova York e presidente da Câmara. Comitê de Supervisão, que vem examinando como Trump lidou com os registros presidenciais.

“Como a NARA identificou informações classificadas nas caixas, a equipe da NARA entrou em contato com o Departamento de Justiça”, disse a carta, escrita por David S. Ferriero, o arquivista nacional.

Nas últimas duas semanas, uma série de divulgações levantou novas questões sobre se Trump seguiu as leis federais de manutenção de registros ou manipulou informações confidenciais após deixar o cargo. Os Arquivos Nacionais disseram em sua carta que a Casa Branca de Trump não conseguiu entregar registros que incluíam “certos registros de mídia social”.

Ferriero também escreveu que “alguns funcionários da Casa Branca conduziram negócios oficiais usando contas não oficiais de mensagens eletrônicas que não foram copiadas ou encaminhadas para suas contas oficiais de mensagens eletrônicas”. Os arquivos disseram que estava em processo de obter alguns desses registros.

Publicidade

A divulgação de que Trump havia classificado informações entre os documentos que ele levou da Casa Branca provocou afirmações de hipocrisia dos democratas. Trump fez do ataque ao mau uso de materiais de segurança nacional por Hillary Clinton uma peça central de sua campanha presidencial de 2016.

Em janeiro, após longas negociações entre seus advogados e o Arquivo Nacional, 15 caixas de materiais que Trump havia retirado da Casa Branca foram enviadas de volta ao Arquivo Nacional. As caixas incluíam itens como cartas oficiais, documentos da Casa Branca e presentes que são considerados registros presidenciais, são propriedade do governo e deveriam estar guardados no Arquivo Nacional.

“Em junho de 2018, a NARA soube por uma reportagem da imprensa no Politico que os registros textuais presidenciais estavam sendo rasgados pelo ex-presidente Trump e que funcionários da Casa Branca estavam tentando juntá-los novamente”, disseram os arquivos na carta a Maloney.

Publicidade

A carta acrescentou: “O Gabinete do Conselho da Casa Branca indicou que abordaria o assunto. Após o fim do governo Trump, a NARA soube que registros em papel adicionais que haviam sido rasgados pelo ex-presidente Trump foram incluídos nos registros transferidos para nós. Embora a equipe da Casa Branca durante o governo Trump tenha recuperado e colado alguns dos registros rasgados, vários outros registros rasgados que foram transferidos não foram reconstruídos pela Casa Branca”.

Outras novas informações lançam dúvidas sobre como Trump lida com os registros do governo. O New York Times informou que entre os documentos que foram enviados de volta aos Arquivos Nacionais estavam alguns que os arquivistas acreditavam serem confidenciais. Também foi relatado que um livro programado para ser lançado em outubro por um repórter do Times revelou como funcionários na residência da Casa Branca periodicamente descobriam maços de papel impresso entupindo um vaso sanitário, levando-os a acreditar que Trump havia tentado dar descarga.

O uso de telefones celulares pelo ex-presidente para realizar negócios oficiais também pode ter levado a grandes lacunas nos registros oficiais da Casa Branca de suas ligações em 6 de janeiro de 2021, dificultando a investigação do comitê seleto da Câmara sobre o motim no Capitólio. Se Trump não preservou os registros de celulares e não os entregou aos Arquivos Nacionais, isso também pode ser uma violação da lei.

Publicidade

A Sra. Maloney havia alertado em dezembro de 2020 que acreditava que o governo Trump não estava cumprindo a Lei de Registros Presidenciais. Ela escreveu uma carta para Ferriero, o arquivista nacional, expressando o que chamou de “graves preocupações” de que a administração cessante “pode não estar preservando adequadamente os registros e pode estar descartando-os”.

Semanas depois do motim no Capitólio, a Sra. Maloney solicitou volumosos materiais do Arquivo Nacional, incluindo documentos e comunicações antes, durante e depois do ataque de 6 de janeiro referentes à contagem de votos eleitorais e manifestações planejadas e violência. Então, na semana passada, Maloney anunciou que estava iniciando uma investigação após relatos no Washington Post de que Trump estava destruindo documentos e removendo caixas para sua propriedade na Flórida, em vez de entregá-las à Administração Nacional de Arquivos e Registros.

“Estou profundamente preocupado que esses registros não tenham sido fornecidos à NARA imediatamente no final do governo Trump e que eles pareçam ter sido removidos da Casa Branca em violação da Lei de Registros Presidenciais”, disse Maloney em uma carta, acrescentando que a prática de Trump de rasgar documentos “pode constituir violações graves adicionais” da lei federal.

Publicidade

“Trump e Fox estão desesperadamente inventando um escândalo falso para distrair seus verdadeiros. Então é um dia que termina em Y. Quanto mais seus crimes são expostos, mais eles mentem. Para aqueles interessados ​​na realidade, aqui está um bom desmascaramento de suas últimas bobagens.”

*Por – Luke Broadwater e Michael S. Schmidt — The New York Times

*Contribuição — Reid J. Epstein.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Perfil Brasil

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.