As feras selvagens que os sonhos geram

*Por James Neilson – Ex-editor do The Buenos Aires Herald

As feras selvagens que os sonhos geram
Conforme apontado por um especialista francês em tradições intelectuais da Rússia, Michel Eltchaninoff, Vladimir Putin está há muito tempo sob o feitiço dos escritos de Lev Gumilev (Créditos: Carl Court/ Getty Images)

Jorge Luis Borges uma vez reclamou que, apesar de sonhar com tigres quando criança, não conseguia fazê-los se materializar, mas quais as feras selvagens que os sonhos geram?

Publicidade

Outros, em geral, escritores muito mais grosseiros foram mais bem-sucedidos em tornar suas fantasias realidade, com consequências horríveis para milhões de pessoas. O que pode ser chamado de “sonhos geopolíticos, mesmo os escandalosamente irrealistas, do tipo que os ensaístas e acadêmicos nacionalistas tendem a encorajar, podem se tornar extremamente perigosos se começarem a colonizar as mentes dos governantes autocráticos. Assim também pode ser a crença de que em algum momento da história passada tomou um rumo errado e cabe à geração agora no poder retorná-la ao seu devido caminho, vingando-se daqueles países que se beneficiaram do que ocorrido.

Conforme apontado por um especialista francês em tradições intelectuais da Rússia, Michel Eltchaninoff, Vladimir Putin está há muito tempo sob o feitiço dos escritos de Lev Gumilev, cujas teorias sobre “etnogênese”, “eurasianismo” e a ideia de que “um desejo interior irresistível de atividade proposital, em nome de um objetivo elevado, embora às vezes ilusório” foi a chave para quase tudo, convenceu-o de que os russos são um povo muito especial, de fato, ele poderia levar ao seu destino. A mãe de Gumilev, a notável poetisa Anna Akhmatova, deve ter ficado desanimada com as reflexões de seu filho, mas, se ele tivesse sobrevivido aos esquadrões da morte bolcheviques, seu pai, Nikolai Gumilev, que também era poeta, poderia tê-los achado atraentes.

Como muitos russos, Putin evidentemente sente que sua nação foi enganada pelo destino; apenas algumas semanas atrás, ele pensou que poderia consertar as coisas. Ele ainda acredita nisso? Se ele ainda imagina que pode transformar os ucranianos que sobrevivem ao seu ataque feroz em russos patriotas, certamente está enganado, mas talvez se apegue à esperança de que, em algum momento do futuro nebuloso, eles possam se reconciliar com o que ele tem em mente. para eles.

Em todo caso, há pouca dúvida de que Putin encheu sua cabeça de sonhos que carregam uma forte semelhança familiar com muitos que eram populares nos círculos dominantes da Alemanha e do Japão antes de Nêmesis, representados por uma breve aliança militar entre a Rússia soviética e o governo anglo-saxão. As potências saxãs, finalmente, puseram um fim definitivo às fantasias de hegemonia mundial que, um tanto incongruentemente, caíram por algum tempo nas mãos de um país cujos líderes não o queriam. Nos Estados Unidos, nacionalistas como Donald Trump e seus estridentes apoiadores preferem deixar o resto do mundo por conta própria, enquanto aqueles que se consideram internacionalistas fazem o possível para terceirizar problemas difíceis para organizações como as Nações Unidas.

Publicidade

Pessoas de outros países acham essas atitudes desconcertantes. Apesar dos rumores em contrário, os Estados Unidos ainda são, de longe, o país mais poderoso e influente do mundo. Ela também é uma das mais isolacionistas. Muitos, talvez a maioria dos norte-americanos, dão como certo que seus antepassados ​​romperam seus laços com o tirânico “velho mundo” que deixaram para trás e deveriam ter o mínimo possível a ver com suas brigas brutais. É por isso que políticos de todos os matizes, de Trump a Joe Biden, relutam em assumir que deveriam sentir qualquer responsabilidade por coisas que acontecem em outras partes do planeta. Eles dizem que todo país, como toda pessoa, deve aprender a se sustentar com seus próprios pés. E como eles não se veem como imperialistas, eles acham que é grosseiramente injusto pedir a seus homens de uniforme que continuem desempenhando o papel de “gendarmes globais” como eles, graças à esmagadora riqueza e força militar dos Estados Unidos, encontraram estão fazendo desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

A maioria dos norte-americanos quer sair, mas outros, entre eles Putin e Xi Jinping, querem muito entrar. agora estão alarmados com a possibilidade de que a partir de agora terão que depender de si mesmos, Putin e, menos ostensivamente, Xi saúdam o que está acontecendo em Washington. Para eles, marca o fim que se aproxima rapidamente do que os otimistas já chamaram de “século americano”, para que finalmente possam embarcar nas aventuras geopolíticas que vêm refletindo há anos.

Além dos ucranianos, que atualmente estão pagando o preço mais alto pelo que muitos consideram a retirada apressada dos norte-americanos do poder e as responsabilidades desajeitadas que o acompanham, os mais preocupados com os eventos recentes são os europeus, seguidos de perto pelos taiwaneses. Por três quartos de século, a Alemanha, a Itália e muitos outros países, incluindo, embora em menor grau, o Reino Unido e a França, foram efetivamente protetorados dos EUA. Isso é algo que os alemães acabaram de perceber, daí sua determinação declarada de aumentar seus gastos de “defesa” – que antes eram ministérios da Guerra há muito preferem se chamar ministérios da Defesa – para mais de dois por cento da renda nacional como, para quase universal indignação, em sua maneira ruidosa Trump tentou fazê-los fazer.

Publicidade

O historiador alemão Fritz Fischer tornou-se impopular em seu próprio país, atribuindo não apenas a Segunda Guerra Mundial, mas também a Primeira à obsessão de sua elite dominante e de muitos grupos de pressão com a noção de que o poder mundial estava lá para ser conquistado. Também na Rússia, uma maneira de pensar semelhante atrai há muito tempo as pessoas no topo ou perto dele, com a diferença de que, enquanto a Alemanha do início do século 20 tinha os meios intelectuais e econômicos para alcançar muitos de seus objetivos por meios pacíficos, mas arruinou tudo indo à guerra, a Rússia atual não tem recursos comparáveis. Com uma economia minúscula que é menor do que as da Califórnia, Texas, Itália e Coréia do Sul, respectivamente, para se tornar uma verdadeira potência mundial, a Rússia teria que readquirir um império ainda maior do que o existente.

Esta, presumivelmente, é a principal razão pela qual Putin está tentando agarrar a Ucrânia. Não é que ele pense que seu país precisa de mais “Lebensraum” ou recursos naturais porque já tem mais deles do que qualquer outro, mas precisa de muito mais habitantes de língua russa. Como há milhões que se qualificam, mas vivem no “exterior próximo”, vizinhos como Lituânia, Letônia e Estônia, onde em alguns lugares metade da população é de origem russa, estão compreensivelmente nervosos, assim como as pessoas na Polônia e na Finlândia, que outrora fez parte dos domínios de Moscou e, não fosse a OTAN, teria um lugar de destaque na lista de alvos de Putin.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Perfil Brasil.

Publicidade

*Texto publicado originalmente no site Buenos Aires Times, da Editora Perfil Argentina.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.