Conflito Rússia X Ucrânia

Ataque com míssil mata cinco e deixa 18 feridos na Ucrânia

O chefe de gabinete do presidente, Andriy Yermak afirmou que um ataque com mísseis foi lançado em Odessa.

ataque-com-missil-mata-cinco-e-deixa-18-feridos-em-odessa-na-ucrania
Militares (Crédito: Brendan Hoffman/Getty Images)

O ataque com míssil em Odessa, no Sul da Ucrânia, matou pelo menos cinco pessoas e deixou 18 feridos neste sábado (23). Em um post, o chefe de gabinete do presidente, Andriy Yermak afirmou que um ataque com mísseis foi lançado em Odessa. “As instalações de infraestrutura foram atingidas. Não compartilhe fotos e vídeos, não ajude o inimigo. A informação está sendo esclarecida.”

Publicidade

De acordo com a CNN, o comando aéreo do sul da Ucrânia havia dito que dois mísseis atingiram uma instalação militar e dois edifícios residenciais em Odessa. O suposto ataque ocorreu em um momento em que russos disseram ter como foco o controle total do sul da Ucrânia. O major-general Rustam Minnekaev, comandante interino do Distrito Militar Central da Rússia, disse que se as forças russas controlarem o sul da Ucrânia terão acesso à Transnístria.

Conflito Rússia e Ucrânia

No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu a Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças, Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Um dos motivos desta invasão é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente, sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.