Biden afirma que Rússia vai atacar Kiev nos próximos dias

O presidente dos EUA apontou um aumento significativo nas violações do cessar-fogo no leste ucraniano

biden-afirma-que-russia-vai-atacar-kiev-nos-proximos-dias
O presidente Joe Biden chega para falar para atualizar a situação da crise na fronteira Ucrânia-Rússia durante um evento na Sala Roosevelt da Casa Branca em 18 de fevereiro de 2022 em Washington, DC. (Crédito: Alex Wong/Getty Images)

O presidente norte-americano Joe Biden afirmou nesta sexta-feira (18) que a Rússia vai atacar a capital da Ucrânia, Kiev, nos próximos dias.

Publicidade

“Temos motivos para acreditar que as forças russas atacarão nos próximos dias, especificamente a capital ucraniana de Kiev “, afirmou Biden.

O líder norte-americano também disse que o presidente russo, Vladimir Putin, está decidido a invadir a Ucrânia. “Neste momento, estou convencido de que ele tomou a decisão. Nós temos razões para acreditar nisso”.

“Até que ele o faça, a diplomacia é sempre uma possibilidade”, acrescentou.

Em discurso na Casa Branca, Biden disse que as notícias divulgadas ao público russo de que a Ucrânia está planejando lançar um ataque em Donbass, região controlada pelos separatistas, carecem de evidências.

Publicidade

Tudo isso é consistente com a cartilha que os russos usaram antes”, disse Biden. “Isso também está de acordo com o cenário de pretexto sobre o qual os Estados Unidos e nossos aliados e parceiros vêm alertando há semanas.

O presidente dos EUA apontou um aumento significativo nas violações do cessar-fogo no leste da Ucrânia e que isso pode servir de pretexto para uma invasão.

Tradução do post oficial de Joe Biden no Twitter: ”Repito: a Rússia ainda pode escolher a diplomacia. Não é tarde demais para desescalar e voltar à mesa de negociações.”

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.