Biden anuncia sanções contra gasoduto russo Nord Stream 2

Alemanha também anunciou sanções contra o gasoduto

biden-anuncia-sancoes-contra-gasoduto-russo-nord-stream-2
O presidente Joe Biden participa de uma reunião virtual sobre cadeias de suprimentos minerais e fabricação de energia limpa no South Court Auditorium do complexo da Casa Branca em 22 de fevereiro de 2022 em Washington, DC. (Crédito: Drew Angerer/Getty Images)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quarta-feira (23) que irá impor sanções contra o gasoduto russo Nord Stream 2. A tubulação foi construída para transportar gás natural da Rússia para Europa, contornando países como Polônia e Ucrânia.

Publicidade

“Orientei meu gabinete para impor sanções contra a Nord Stream 2 AG e seu quadro corporativo”, afirmou Biden em nota. A sanção atinge uma das principais iniciativas geoestratégicas da Rússia, de valor estimado em 55 bilhões de reais

Os EUA sempre criticaram duramente o projeto, que, segundo afirmam, deverá aumentar a dependência europeia no abastecimento de energia fornecida pela Rússia. O Nord Stream 2 AG é uma empresa Suíça, cuja matriz é a gigante russa do setor de energia Gazprom, que é proprietária de todo o gasoduto.

Biden ainda disse que seu governo trabalha em cooperação com a Alemanha, que também aplicou sanções ao gasoduto. “Essas medidas são mais uma parte da nossa leva inicial de sanções em resposta às ações russas na Ucrânia. Como já deixei claro, não hesitaremos em dar novos passos se a Rússia continuar a agravar a situação”.

Durante a construção do Nord Stream 2, o governo alemão argumentou que o projeto era necessário para ajudar na transição energética, abandonando combustíveis fósseis e energia nuclear e rumo a fontes sustentáveis.

Publicidade

Cerca de 40% do gás utilizado pela Europa vem da Rússia, e a Alemanha é um dos países que mais dependem do gás russo.

Tradução do post de Joe Biden no Twitter: ”As ações do presidente Putin exigem uma resposta firme. É por isso que estamos impondo sanções de bloqueio total ao VEB e ao banco militar da Rússia, cortando a Rússia do financiamento ocidental, impondo sanções às elites e muito mais.”

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.