Biden trava primeiro confronto de novo duelo ao estilo da Guerra Fria com a Rússia

*Por Análise por Stephen Collinson

Eua expulsam diplomatas russos do país
(Créditos: Win McNamee/Getty Images)

As sanções punitivas nunca impediriam os mísseis, tanques e bombas russos . Mas o governo Biden espera que eles ofereçam uma vantagem inicial no primeiro confronto de uma nova e perigosa cota do século 21 para a Guerra Fria. Horas depois que Moscou lançou sua invasão da Ucrânia , os EUA traçaram linhas de batalha para o que certamente será um impasse amargo, com o Kremlin provavelmente durando pelo menos até que o presidente Joe Biden ou o presidente russo Vladimir Putin deixem o poder. O líder dos EUA prometeu na quinta -feira tornar Putin um “pária” isolando os bancos russos, punindo seus comparsas ricos, apoiando os ucranianos e contendo a tentativa do Kremlin de reverter o resultado da última luta geracional entre Washington e Moscou, que trouxe a democracia para a Europa Oriental.

Publicidade

Enquanto a Rússia procura reprimir a Ucrânia, sanções mordazes certamente desencadearão uma reação que aumentará o confronto entre o líder russo e o Ocidente. Referindo-se ao impacto da guerra econômica, James Clapper, ex-diretor de inteligência nacional, disse à CNN Erin Burnett: ataques cibernéticos.

Um terceiro fator também ditará este primeiro capítulo do novo confronto EUA-Rússia – a capacidade do povo ucraniano de resistir à invasão, uma possível ocupação e o que pode vir a ser líderes pró-Moscou fantoches. Uma questão relacionada sobre se os Estados Unidos devem enviar armas para apoiar uma rebelião contra Moscou está prestes a se tornar uma questão política quente em Washington.

A história pode registrar isso como o momento em que os Estados Unidos se prepararam para um segundo grande confronto de anos contra a Rússia – desta vez enraizado em uma batalha entre democracia e autocracia, e não entre comunismo e capitalismo.

“As ações de Putin traem sua visão sinistra para o futuro do nosso mundo, onde as nações tomam o que querem à força. Mas é uma visão que os Estados Unidos e as nações amantes da liberdade em todos os lugares se oporão com todas as ferramentas de nosso poder considerável”, afirmou. Biden disse em seu discurso de quinta-feira na Casa Branca.

Publicidade

Sua mensagem de liberdade ecoou o discurso do presidente Harry S. Truman no início da Guerra Fria original, que cunhou a Doutrina Truman que preparou o cenário para anos de política dos EUA contra a União Soviética. “Putin será um pária no cenário internacional. Qualquer nação que aprovar a agressão nua da Rússia contra a Ucrânia será manchada por associação”, disse Biden.

Ao ostracizar a Rússia, Biden mudará o mundo. E haverá custos para os Estados Unidos. Outras nações serão novamente forçadas a escolher entre Moscou e Washington. Putin, desprezado na educada sociedade diplomática, terá um incentivo para causar o máximo de perturbação possível na política externa dos EUA. A Rússia tem sido um ator vital nas tentativas de reprimir os confrontos nucleares do Irã e da Coreia do Norte, mas agora pode perceber uma vantagem em bloquear Washington em questões vitais para a segurança nacional dos EUA. E o isolamento de Putin pode empurrá-lo ainda mais para a China, a crescente rival da superpotência americana, que tem um forte interesse em ver os EUA atolados na Europa.

Mas Biden tem muito pouca escolha a não ser tentar punir e conter a Rússia. O tamanho da invasão de Putin, seu ataque através da Ucrânia em vez de em áreas separatistas pró-Rússia e a retórica alarmante que ele vomitou esta semana significam que o mundo está em um lugar muito mais perigoso do que estava há três dias.

Publicidade

“O que fazemos com um país que simplesmente ostentou todo o sistema internacional de Estado de Direito?” perguntou Steve Hall, ex-chefe de operações da CIA na Rússia, à CNN na quinta-feira. “A resposta é que de alguma forma temos que contê-los e torná-los um estado pária”, disse Hall.

O ex-embaixador dos EUA na OTAN Ivo Daalder concordou. “A necessidade agora é focar em conter… e através do efeito de contenção, mudanças internas na Rússia”, disse Daalder à CNN. “É a única maneira de vencermos a Guerra Fria e como temos que travar esta nova luta, que não é por semanas ou meses, vai levar anos.”

A retórica de Putin aumenta o calor

Essa sensação de um novo e prolongado teste de vontades entre os EUA e a Rússia foi alimentado pela retórica e ação de Putin em poucos dias chocantes.

Publicidade

A enorme escala da ofensiva na Ucrânia até agora dificilmente é o ato de um líder disposto a manter a força letal contida. Sua ambição é inconfundível, pois Putin busca mudar o resultado geopolítico estabelecido da Guerra Fria no terreno na Europa Oriental. A retórica expansionista nos discursos de Putin nesta semana também levantou a questão de saber se ele planeja eventualmente se mudar para outros territórios do antigo Pacto de Varsóvia – uma proposta muito mais perigosa, já que países como Polônia, Romênia e Estados Bálticos estão agora na OTAN e desfrutam da autodefesa do bloco. As incursões russas em um desses estados poderiam envolver os EUA e a Rússia em combate direto e um ciclo de escalada que, na pior das hipóteses, poderia terminar em guerra nuclear.

A sensação de que o Ocidente e Moscou podem estar retornando à assustadora beira nuclear que viu milhões de pessoas viverem sob a ameaça de aniquilação instantânea por décadas foi levantada pelo alerta selvagem do presidente russo nesta semana. “Não importa quem tente ficar em nosso caminho ou ainda mais criar ameaças para nosso país e nosso povo, eles devem saber que a Rússia responderá imediatamente, e as consequências serão tais como você nunca viu em toda a sua história”. disse Putin, que antes da invasão participou de um teste teatral de demonstração do arsenal de mísseis com capacidade nuclear da Rússia.

Questionado se Putin estava ameaçando uma guerra nuclear, Biden disse na quinta-feira que não sabia. Mas a agressão desenfreada do líder russo ao Ocidente, a fixação em reverter o resultado da Guerra Fria e as exigências extremas de concessões que prejudicariam a OTAN introduziram um elemento preocupante e imprevisível nas relações internacionais. Claro, Putin pode estar blefando. Tal comportamento não seria surpreendente para um ex-coronel da KGB treinado para exacerbar os maiores medos de seu adversário. Mas o custo de descobrir pode ser impensável.

Publicidade

Um buraco no regime de sanções

Em crises passadas – como Irã, Iraque e Afeganistão, por exemplo – a capacidade de até mesmo punir regimes de sanções para desencadear mudanças políticas dentro de nações inimigas foi frequentemente superestimada em Washington. Ainda assim, os defensores do governo Biden argumentam que as sanções recém-anunciadas à Rússia podem ter um efeito significativo, mesmo que sejam tarde demais para alguns observadores.

“Eles vão pressioná-lo”, disse o senador democrata de Rhode Island, Jack Reed, a Jake Tapper, da CNN, no programa “The Lead” na quinta-feira, observando manifestações políticas incomuns contra Putin em Moscou.

A pressão máxima das sanções leva tempo para ser construída, outra razão pela qual o confronto entre os EUA e a Rússia deve ser prolongado. Também requer unidade e pode ser minado por adversários dos EUA que quebram os bloqueios das sanções. Pode ser aí que as recentes visitas de Putin para conversas com o presidente chinês Xi Jinping se tornem ainda mais significativas. E mesmo as atuais sanções dos EUA e dos aliados não são tão fortes quanto poderiam ser.

Biden admitiu na quinta-feira que os países europeus ainda não estavam prontos para expulsar a Rússia do sistema de mensagens financeiras SWIFT, que é a espinha dorsal dos pagamentos bancários globais, negócios e câmbio. A expulsão da Rússia incomodaria severamente nações como a Alemanha, que dependem do sistema para comprar gás natural russo e exportações de petróleo. O dilema ressalta como a dependência da energia de Moscou pode minar a unidade da OTAN.

Área de ucranianos já travando a batalha

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse na quinta-feira que 137 soldados ucranianos foram mortos desde o início da invasão e 316 soldados ficaram feridos. A Ucrânia afirma ter derrubado vários jatos e helicópteros russos. Dado o número superior de tropas russas, é inevitável que a Ucrânia acabe caindo. Mas muitos especialistas acreditam que uma longa insurgência pode se desenvolver e aumentar o custo da invasão para Putin.

O secretário de Estado, Antony Blinken, disse a parlamentares em uma teleconferência na quinta-feira que a batalha pela Ucrânia levará “muito tempo para acontecer“. Manu Raju, da CNN, citando uma fonte familiarizada com a ligação, informou que Blinken disse que o fim da invasão dependeria do povo ucraniano. “Eles se permitirão ser submetidos a um governo fantoche?” ele perguntou, de acordo com a fonte.

Os comentários de Blinken apontaram para uma das maiores vulnerabilidades de Putin na crise. Um país do tamanho da Ucrânia não pode ser subjugado mesmo com cerca de 190.000 soldados que Putin reuniu nas fronteiras se a população quiser se revoltar. Um governo fantoche instalado pela Rússia não enfrentaria apenas questões de legitimidade. Pode desencadear o tipo de revolta popular que ocorreu em 2014 e derrubou o presidente ucraniano Viktor Yanukovych, apoiado por Putin, que levou diretamente à atual invasão que visa esmagar a democracia da Ucrânia e os sonhos de avançar para o Ocidente.

A extensão da resistência ucraniana é fundamental para a política dos EUA no futuro, uma vez que pesaria sobre a questão de se Washington financiaria uma insurgência no país, o que espelharia o esforço dos anos 1980 que ajudou a expulsar as tropas soviéticas do Afeganistão. Há um forte apoio no Congresso, mas também exigiria potencialmente a cooperação dos estados europeus para servir como rotas de trânsito, e eles podem ter medo de antagonizar ainda mais Putin. Phil Mudd, um ex-funcionário de contraterrorismo da CIA que agora é analista da CNN, disse que as agências de inteligência dos EUA tentariam estabelecer a eficácia da defesa ucraniana e se havia oportunidades para ajudar.

“Nós nos concentramos em uma peça, ‘O que os russos estão fazendo?’ Agora, parte da atenção tem que mudar para outra peça – podemos ajudar os ucranianos?” Mudd disse a Tapper.

A ideia de que os Estados Unidos acabariam efetivamente travando uma guerra por procuração na Europa contra a Rússia após 30 anos de paz teria sido inacreditável até alguns meses atrás, apesar das relações tensas com Moscou. Mas pode se tornar uma nova realidade em um novo duelo ao estilo da Guerra Fria com a Rússia.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Perfil Brasil.

*Texto publicado originalmente no site CNN Internacional.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.