Casal que foge de quarentena na Holanda é preso

A dupla veio de África do Sul, onde foi identificada a nova variante Ômicron

casal-que-foge-de-quarentena-na-holanda-e-preso
O casal seguia para Espanha (Crédito: Canva)

Casal que viajou para África do Sul e que estava de quarentena na Holanda foi preso, após tentar fugir da Holanda. A Agência AFP identificou um espanhol de 30 anos e uma portuguesa de 28 anos que teriam chegado no Aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, na sexta-feira (26).

Publicidade

O casal veio de África do Sul, onde foi identificada a nova variante do coronavírus, Ômicron. A dupla estava em um dos dois voos onde pelo menos 61 passageiros tiveram resultado positivo para o vírus, com 13 desses casos confirmados para variante Ômicron. O casal foi preso em um avião que iria para Espanha.

De acordo com à CNN, Marechausse, a polícia militar holandesa, disse que “prendeu um casal esta noite que havia fugido de um hotel em quarentena”. As autoridades holandesas ainda não decidiram se o casal será acusado de comprometer a saúde pública.

A Holanda está entre os países que proibiram entrada de voos da África do Sul e que apresenta casos confirmados da nova variante Ômicron. Segundo, o Ministro da Saúde da Holanda, Hugo de Jonge, passageiros vindo de lugares da África que já estavam a caminho do país seriam submetidos a testes e quarentena na chegada.

O governo holandês como alguns outros países, já anunciou o fechamento noturno de bares, restaurantes e lojas, afim de tentar conter casos da Covid-19 que estão sobrecarregando seu sistema de saúde.

Publicidade

Nesta segunda-feira (29) a Organização Mundial da Saúde, afirmou que a variante Ômicron se espalhará internacionalmente e que representa um surto “muito alto” que pode ter consequências graves em alguns lugares.

Mesmo que ainda falte estudos para conhecer e obter mais informações da nova variante, a OMS se preocupa e alerta o 194 estados membros a rapidamente acelerar a vacinação. “A Ômicron tem um número sem precedentes de mutações na proteína spike do vírus, algumas das quais são preocupantes por seu potencial impacto na trajetória da pandemia”.

Vários países já apresentam casos confirmados da nova variante. No momento o Brasil apresenta um passageiro positivo vindo da África do Sul em isolamento, enquanto não há a confirmação ou não de um caso da nova variante, Ômicron.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.