China e Rússia concordam em ampliar cooperação entre países

Para Wang Yi, as relações da China com a Rússia “resistiram ao teste da turbulência internacional”

Wang Yi, o ministro das Relações Exteriores da China, esteve junto com seu colega da Rússia Sergei Lavrov, nesta quarta-feira (30) na província de Anhui, no leste da China, onde o país deve sediar dois dias de reuniões sobre o Afeganistão, de acordo com informação da emissora estatal CGTN.

Publicidade

Desde o início da guerra na Ucrânia, no primeiro encontro, Lavrov chegou mais cedo à China para conversas organizadas por Wang, que devem incluir representantes do Talibã do Afeganistão, bem como Paquistão, Irã, Tajaquistão, Turcomenistão e Uzbequistão. Para Wang Yi, as relações da China com a Rússia “resistiram ao teste da turbulência internacional” e continuam a se desenvolver de forma resiliente.

Os dois países concordam em aumentar a cooperação, informou a agência de notícias russa Interfax, citando o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, em meio ao que Moscou descreveu “condições internacionais difíceis”. A cooperação inclui a coordenação da política externa e falar em uma só voz sobre os assuntos globais.

O representante especial dos Estados Unidos para o Afeganistão, Tom West, vai participar de uma reunião separada no mesmo local da chamada Troika Estendida: China, Rússia, Estados Unidos e Paquistão, disse um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA. Esta conversa não incluirá Lavrov e Wang.

As negociações acontecem devido a invasão da Rússia na Ucrânia, e no momento em que o Afeganistão sofre uma crise econômica e humanitária agravada por um corte de ajuda financeira após a tomada do Talibã, as tropas lideradas pelos EUA partiram em agosto de 2021.

Publicidade

Os Estados Unidos acreditam que compartilham com outros membros da Troika Estendida o interesse em que o Talibã cumpra os compromissos de formar um governo inclusivo, cooperar no combate ao terrorismo e reconstruir a economia afegã, disse o porta-voz do Departamento de Estado.

Wang visitou Cabul, na semana passada, onde se encontrou com o ministro das Relações Exteriores do Afeganistão, Amir Khan Muttaqi, para tratar sobre os laços políticos e econômicos, incluindo o início dos trabalhos no setor de mineração e o possível papel do Afeganistão, na iniciativa de infraestrutura do Cinturão e Rota da China, disse o Ministério das Relações Exteriores afegão.

“O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e seu colega russo, Sergey Lavrov, se encontraram na quarta-feira. na província de Anhui, no leste da China. Wang disse que a cooperação China – Rússia não tem limites, o que significa que não há limites para lutar pela paz, salvaguardar a segurança e se opor à hegemonia.”

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.