Fale conosco

O que vc está procurando?

Mundo

China vai permitir que casais tenham até três filhos

A decisão foi tomada depois que os dados do censo mostraram a queda na taxa de natalidade do país

China vai permitir que casais tenham até três filhos
Beijing, China (Crédito: Lintao Zhang/Getty Images)

A China vai permitir que cada casal possa ter até três filhos. O anuncio foi feito nesta segunda-feira (31), e a decisão foi tomada depois que os dados do censo mostraram a queda na taxa de natalidade do país, segundo informações do G1.

De acordo com a agência de notícias oficial Xinhua, a decisão ainda não tem data para entrar em vigor, mas já foi aprovada em uma reunião com o presidente Xi Jinping.

Em 2016, o país aprovou a flexibilização da política do filho único, que autorizou o nascimento do segundo filho. Mesmo com essa mudança, os números não apresentaram alta.

Dados censo

A população da China chegou a 1,411 bilhão de habitantes em 2020, segundo os resultados do seu censo, realizado a cada 10 anos. Em comparação à pesquisa de 2010, a população chinesa cresceu 5,38% (72 milhões de habitantes), segundo o Departamento Nacional de Estatísticas.

A população chinesa teve o menor crescimento em décadas nos últimos 10 anos, e em breve o país deve ser superado pela Índia em número de habitantes. A China prevê que a curva de crescimento populacional irá atingir o pico em 2027, quando a Índia deverá ultrapassá-la e se tornar o país mais populoso do mundo, segundo publicação do G1.

No ano passado o número de nascimentos caiu ainda mais, foi para 12 milhões. Essa queda tem várias razões: diminuição do número de casamentos, custo de vida e gravidez mais tardia das mulheres, que priorizam a carreira profissional. Uma outra resposta para essa situação é a pandemia da Covid-19, que gerou incerteza na população e em diversos casos atrasou os planos de diversas mulheres que queriam engravidar.

O porta-voz do Departamento Nacional de Estatísticas, Ning Jizhe, reconheceu que a pandemia “aumentou a incerteza da vida cotidiana e a preocupação com o nascimento de um filho”.

“Casais chineses casados podem ter até três filhos, anunciou a China, em uma grande mudança em relação ao limite existente de dois filhos, depois que dados recentes mostraram um declínio dramático no número de nascimentos no país mais populoso do mundo.”