China vai permitir que casais tenham até três filhos

A decisão foi tomada depois que os dados do censo mostraram a queda na taxa de natalidade do país

covid-19:-brasil-registra-874-mortes-e-45,3-mil-casos-em-24-horas

A China vai permitir que cada casal possa ter até três filhos. O anuncio foi feito nesta segunda-feira (31), e a decisão foi tomada depois que os dados do censo mostraram a queda na taxa de natalidade do país, segundo informações do G1.

Publicidade

De acordo com a agência de notícias oficial Xinhua, a decisão ainda não tem data para entrar em vigor, mas já foi aprovada em uma reunião com o presidente Xi Jinping.

Em 2016, o país aprovou a flexibilização da política do filho único, que autorizou o nascimento do segundo filho. Mesmo com essa mudança, os números não apresentaram alta.

Dados censo

A população da China chegou a 1,411 bilhão de habitantes em 2020, segundo os resultados do seu censo, realizado a cada 10 anos. Em comparação à pesquisa de 2010, a população chinesa cresceu 5,38% (72 milhões de habitantes), segundo o Departamento Nacional de Estatísticas.

A população chinesa teve o menor crescimento em décadas nos últimos 10 anos, e em breve o país deve ser superado pela Índia em número de habitantes. A China prevê que a curva de crescimento populacional irá atingir o pico em 2027, quando a Índia deverá ultrapassá-la e se tornar o país mais populoso do mundo, segundo publicação do G1.

Publicidade

No ano passado o número de nascimentos caiu ainda mais, foi para 12 milhões. Essa queda tem várias razões: diminuição do número de casamentos, custo de vida e gravidez mais tardia das mulheres, que priorizam a carreira profissional. Uma outra resposta para essa situação é a pandemia da Covid-19, que gerou incerteza na população e em diversos casos atrasou os planos de diversas mulheres que queriam engravidar.

O porta-voz do Departamento Nacional de Estatísticas, Ning Jizhe, reconheceu que a pandemia “aumentou a incerteza da vida cotidiana e a preocupação com o nascimento de um filho”.

“Casais chineses casados podem ter até três filhos, anunciou a China, em uma grande mudança em relação ao limite existente de dois filhos, depois que dados recentes mostraram um declínio dramático no número de nascimentos no país mais populoso do mundo.”

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.