Comida pode acabar em cidades da Ucrânia em poucos dias

Pelo menos 70% de Kharkiv e Sumy dependem de ajuda humanitária diária

comida-pode-acabar-em-cidades-da-ucrania-em-poucos-dias
O sistema de ajuda humanitária no país está fraco (Crédito: Pierre Crom/Getty Images)

Nesta terça-feira (22), a agência de socorro Mercy Corps informou que em três ou quatro dias, algumas cidades da Ucrânia podem ficar sem comida. A instituição alerta que o sistema de ajuda humanitária no país está fraco.

Publicidade

De acordo com à CNN, o conselheiro de resposta humanitária da Mercy Corps na Ucrânia, Steve Gordon afirmou que a maior preocupação do momento é vulnerabilidade de suprimentos. “Uma das nossas maiores preocupações no momento é a vulnerabilidade da cadeia de suprimentos. Sabemos que a maioria dos municípios em áreas onde os combates mais intensos não têm mais do que três a quatro dias de itens essenciais, como alimentos”.

Ainda segundo o conselheiro, pelo menos 70% de Kharkiv e Sumy dependem de ajuda. Para ele o o sistema humanitário está totalmente quebrado e não existe tantos esforços internacionais ajudando toda á Ucrânia. Gordon também afirmou que  pequenas organizações da sociedade civil ucraniana, ajudam onde as questão humanitárias estão enfraquecidas.

Conflito Rússia e Ucrânia

No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu à Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Alguns dos motivos pelo qual esta invasão aconteceu é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.

Publicidade

*Este texto contém informações retiradas da CNN Brasil.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.