Comitivas da Rússia e da Ucrânia se encontram pela primeira vez

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, deu indicações de que não acredita que o encontro entre as duas comitivas terá boas conclusões: “Eu não acredito realmente no resultado desse encontro”

Comitivas da Rússia e da Ucrânia se encontram pela primeira vez
Um assessor do presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky, disse que as comitivas já se encontraram, disse Mykhailo Podolyak (Créditos: Divulgação / Redes Sociais @Lukashevich77)

Comitivas da Ucrânia e da Rússia se encontram pela primeira vez nesta segunda-feira (28) desde o começo do conflito, no dia 24 de fevereiro, para negociar a possibilidade de uma interrupção das agressões russas.

Publicidade

Um assessor do presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky, disse que as comitivas já se encontraram, disse Mykhailo Podolyak. A delegação ucraniana chegou à fronteira do país com a Belarus para negociar com representantes russos, afirmou o gabinete da presidência da Ucrânia.

Os principais objetivos dessa negociação, para os ucranianos, são cessar-fogo imediato e uma saída das tropas russas que invadiram o seu país. O governo da Rússia disse que espera que as conversas comecem de imediato, mas não quiseram dizer quais são os objetivos.

Dmitry Peskov, porta-voz do governo russo, disse que a Rússia lamenta que as conversas não tenham começado um dia antes. O grupo dos russos inclui representantes dos ministérios da Defesa e de Relações Internacionais, além de membros do gabinete de Vladimir Putin.

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, deu indicações de que não acredita que o encontro entre as duas comitivas terá boas conclusões: “Eu não acredito realmente no resultado desse encontro”, afirmou ele. “Deixe eles tentarem para que, mais tarde, nenhum cidadão da Ucrânia possa ter nenhuma dúvida de que eu, como presidente, tentei parar a guerra”, afirmou o ucraniano.

Publicidade

De início, Zelensky se negou a enviar uma comitiva para encontrar com os russos por acreditar que o local escolhido, a cidade de Gomel, na Belarus, não seria território neutro (as tropas russas que invadiram a Ucrânia pelo norte do país partiram justamente de Belarus). O Alexander Lukashenko, presidente da Belarus, entrou em contato com Zelensky. Após uma conversa entre os dois, os ucranianos resolveram enviar uma comitiva.

Negociador russo: acordo interessante a ambas as partes

Nos diálogos com a Ucrânia, a Rússia tem interesse em chegar a um acordo que seja interessante para ambas as partes, afirmou nesta segunda-feira (28) o negociador russo Vladimir Medinsky. Os dirigentes dos dois países vão se encontrar na região da fronteira entre a Belarus e a Ucrânia. Segundo Medinsky, as conversas devem começar às 12h locais (6h de Brasília).

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.