Diplomacia deve funcionar, diz Lavrov após encontro de ministros com Putin

Presidente russo se reuniu com ministro da Defesa para discutir o progresso dos exercícios militares

Diplomacia deve funcionar, diz Lavrov após encontro de ministros com Putin
O chefe de defesa também deu ao presidente uma noção do tamanho e alcance dos testes (Créditos: Sean Gallup/Getty Images)

Vladimir Putin, presidente da Rússia, se reuniu durante a manhã desta segunda-feira (14) com o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, para discutir sobre o progresso dos principais exercícios militares do país. O chefe de defesa também deu ao presidente uma noção do tamanho e alcance dos testes.

Publicidade

Segundo o ministro, “os exercícios acontecem em grande escala, e também estão ocorrendo no Distrito Militar Ocidental. Na verdade, acontecem em todas as frotas [da marinha russa], que são as presentes no Mar de Barents e o Mar Negro, o Mar Báltico e a Frota do Pacífico”.

Na última quinta-feira (10), a Rússia começou a fase ativa de exercícios militares em Belarus. O país continua negando planejar um ataque e diz que tem o direito de mover suas tropas como achar melhor em seu próprio território e no de seus aliados com a concordância deles. Diz ainda, que os exercícios são de natureza de defesa.

Tropas de quase todos os distritos militares, incluindo o Distrito Central, o Distrito Leste e a Frota do Norte, estão participando dos testes. Alguns dos exercícios estão chegando ao fim, outros serão concluídos em um futuro próximo”, afirmou Shoigu. Ele ainda acrescentou que “algumas coisas ainda precisam ser feitas, dada a dimensão dos exercícios que foram planejados e iniciados”.

Chefe da diplomacia vê chance de diálogo com o Ocidente

Sargey Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, disse a Putin nesta segunda-feira (14) que vê uma “chance” de diálogo diplomático com o Ocidente sobre as preocupações de segurança da Rússia, dizendo que os esforços continuem.

Publicidade

Putin questionou, em uma transmissão da televisão estatal russa: “Na sua opinião, Sergey Victorovich [Lavrov], há uma chance de chegarmos a um acordo com nossos parceiros sobre questões-chave que nos preocupam, ou é apenas uma tentativa de nos arrastar para um processo de negociação interminável que não tem solução lógica?”

Em resposta Lavrov ressaltou que as autoridades russas alertam “contra a inadmissibilidade de discussões intermináveis ​​sobre questões que precisam ser resolvidas hoje”, mas disse ainda que “sempre há uma chance” de que a diplomacia dê certo.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.