EMA afirma que dose de reforço é “segura e eficaz” depois de três meses da última injeção

Marco Cavaleri responsável de estratégia de vacinação da EMA, disse que “é muito cedo para dizer se a composição das vacinas precisa ser alterada” para conter a nova variante da Covid-19 Ômicron

EMA afirma que dose de reforço é “segura e eficaz” depois de três meses da última injeção
Cavalieri ainda acrescenta que isso é possível quando “um intervalo tão curto seja desejável do ponto de vista da saúde pública” (Créditos: Leon Neal/Getty Images)

Foi declarado nesta quinta-feira (9), pela Agência de Medicamento (EMA), que as doses de reforço da vacina contra o coronavírus podem ser administradas de forma “segura e eficaz” três meses depois da última injeção.

Publicidade

Marco Cavaleri, responsável de estratégia de vacinação da EMA, disse que, “embora a recomendação até agora seja administrar as doses de reforço preferencialmente seis meses depois, os dados disponíveis atualmente permitem apoiar a administração segura e eficaz de uma dose de reforço três meses após o primeira esquema completo de vacinação”.

Cavalieri ainda acrescenta que isso é possível quando “um intervalo tão curto seja desejável do ponto de vista da saúde pública”.

Ele lembra também que no momento ainda “é muito cedo para dizer se a composição das vacinas precisa ser alterada” para conter a nova variante da Covid-19 Ômicron.

Porém, a EMA também explicou que os sintomas que são provocados pela nova variante nos casos identificados na União Europeia “parecem ser leves em sua maioria”. 

Publicidade

“| A dose de reforço fornece a vacina contra COVID-19 e é eficaz e segura três meses após a última dose, de acordo com a agência europeia de medicamentos EMA.”

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.