Explosão em mesquita no Afeganistão deixa pelo menos 100 mortos

Mais de 140 pessoas ficaram feridas. Nenhum grupo assumiu até o momento a responsabilidade pelo ataque

Explosão em mesquita no Afeganistão deixa pelo menos 100 mortos
(Crédito: Alex Davidson/Getty Images)

Uma explosão em uma mesquita xiita nessa sexta-feira (8), deixou pelo menos 100 mortos e mais 140 feridos, até o momento, no Afeganistão. O balanço de vítimas foi passado por uma missão da ONU no país.

Publicidade

Segundo informações do portal G1, um porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, relatou “houve uma explosão em uma mesquita de nossos compatriotas xiitas, e o resultado disso é que um número de nossos compatriotas foram martirizados e feridos”.

O ataque aconteceu em um dia que é considerado sagrado pelos muçulmanos. Os feridos foram encaminhados para o Hospital Central de Kunduz e nas instalações da ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF), de acordo com o UOL.

O Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pela explosão na mesquita xiita no Afeganistão.

“Um ataque a bomba em uma mesquita do Afeganistão matou pelo menos 100 pessoas durante as orações de sexta-feira, diz a ONU. Não houve reivindicações imediatas de responsabilidade. O ataque em Kunduz teve como alvo uma mesquita usada pela comunidade xiita, a maioria da qual pertence ao povo étnico Hazara, que é perseguido.”

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.