FDA autoriza uso de coquetel de anticorpos da AstraZeneca

O coquetel de anticorpos, chamado Evusheld, está autorizado somente para adultos e adolescentes que não estão com o coronavírus e não foram expostos a alguma pessoa que esteja infectada

FDA autoriza uso de coquetel de anticorpos da AstraZeneca

O uso do coquetel de anticorpos feito pela AstraZeneca para prevenir os casos da covid-19, foi aceito pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) nesta quarta-feira (8). O remédio só é indicado para pessoas com o sistema imunológico fraco, casos de pessoas com câncer, ou que possuem algum histórico de efeitos colaterais graves causados pelas vacinas.

Publicidade

O coquetel de anticorpos, chamado Evusheld, está autorizado somente para adultos e adolescentes que não estão com o coronavírus e não foram expostos a alguma pessoa que esteja infectada, disse o órgão regulador.

O tratamento autorizado, composto por dois anticorpos monoclonais (tixagevimabe e cilgavimabe), registra um grande passo para a AstraZeneca, que está na busca de conquistar autorização de uso da sua vacina contra a Covid-19 no país.

Ainda não foi aprovada pelas autoridades norte-americanas, a vacina feita pela fabricante contra o coronavírus utilizada em vários países, incluindo Brasil.

A AstraZeneca no mês passado firmou um acordo para disponibilizar ao governo dos EUA 700 mil doses de Evusheld, depois que estudos revelaram que o remédio foi capaz de diminuir em 77% o risco de pessoas desenvolverem sintomas de Covid-19 quando expostas ao vírus.

Publicidade

O Evusheld contém anticorpos produzidos em laboratório projetados para permanecer no corpo por meses para deter o vírus em caso de infecção. Enquanto as vacinas dependem de um sistema imunológico perfeito para desenvolver anticorpos direcionados e células que combatem a contaminação.

O tratamento da AstraZeneca, administrado em duas injeções em sequência, foi elaborado para durar de muitos meses a um ano.

“Atualmente, as vacinas fornecem a melhor defesa contra Covid-19, mas indivíduos imunocomprometidos ou aqueles que têm um histórico de reações adversas graves precisam de uma opção de prevenção alternativa, disse Patrizia Cavazzoni, diretora do Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos da FDA.”

Publicidade

“Hoje, emitimos um EUA para novos anticorpos monoclonais de longa ação para a prevenção pré-exposição de # COVID19 em certos adultos e indivíduos pediátricos.”

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.