Forças ucranianas usam conhecimento de seu território para bloquear a Rússia

Táticas empregadas pelas tropas ucranianas incluem o uso de sistemas de armas móveis

as-forcas-ucranianas-usam-conhecimento-de-seu-territorio-para-bloquear-a-russia
Os militares da Ucrânia tentam bloquear os russo (Crédito: Sean Gallup/Getty Images)

Os militares ucranianos estão conduzindo uma defesa extremamente eficaz e “móvel”, usando seu conhecimento inato de seu território para bloquear as forças russas em várias frentes, disse o general Mark A. Milley, principal conselheiro militar do presidente Biden, na quinta-feira (3).

Publicidade

Embora a cidade estratégica de Kherson tenha caído para a Rússia na quarta-feira (2), autoridades disseram que as forças ucranianas estavam montando batalhas nas linhas russas com o que descreveram como uma desenvoltura e criatividade que poderiam atrapalhar as tropas russas por semanas ou meses.

O general Milley, presidente do Estado-Maior Conjunto, disse que as táticas empregadas pelas tropas ucranianas incluem o uso de sistemas de armas móveis para atormentar os russos sempre que possível. As tropas da Ucrânia, disse ele, estão “lutando com habilidade e coragem extraordinárias contra as forças russas”.

Ao enfrentar um país invasor que supera o seu e demonstrar sua vontade de morrer para protegê-lo, “a luta contra o povo ucraniano se tornou os olhos e ouvidos do mundo”, disse o general Milley.

Os comentários públicos, feitos a repórteres que viajam com ele para se encontrar com autoridades europeias na Otan, foram os primeiros do general Milley desde que o presidente Vladimir V. Putin da Rússia começou seus esforços brutais para tomar a Ucrânia e derrubar o governo democraticamente eleito do presidente Volodymyr Zelensky.

Publicidade

O general Milley se encontrou com o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, em Bruxelas antes de viajar para Stuttgart, na Alemanha, para conversar com o Comando Europeu dos Estados Unidos.

Stoltenberg disse que as forças armadas ucranianas, que foram apoiadas nos últimos dias com carregamentos de armas dos países da Otan, estavam “se saindo melhor e oferecendo mais resistência do que a maioria dos especialistas esperava, e certamente mais do que a Rússia esperava”.

Nesta quinta-feira (3), o presidente Volodymyr Zelensky agradeceu o apoio da Coreia do Sul à Ucrânia. “Falei com o Presidente Moon Jae-in. Informado sobre a oposição à Rússia. Sobre os crimes do agressor. Agradecido por apoiar a Ucrânia e impor sanções. Continuaremos a trabalhar juntos na construção de uma coalizão antiguerra em todo o mundo.”

Publicidade

*Por – Helene Cooper — The New York Times

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Perfil Brasil

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.