Guerra pode provocar aumento de até 20% nos alimentos

O anunciou foi feito nesta sexta-feira e os aumentos podem subir entre 8 e 20%

guerra-pode-provocar-aumento-de-ate-20%-nos-alimentos
Plantação de trigo (Créditos: Christopher Furlong/Getty Images)

A FAO, agência de alimentos e agricultura das Nações Unidas, afirmou que a guerra pode provocar um aumento de até 20% nos alimentos. O anunciou foi feito nesta sexta-feira (11) e os aumentos podem subir entre 8 e 20%.

Publicidade

De acordo com o portal G1, em uma avaliação preliminar, a FAO diz não estar claro se a Ucrânia seria capaz de realizar colheitas durante o conflito, em um efeito prolongado. Também há incertezas em relação a importação de alimentos russos.

Juntos, Rússia e Ucrânia representam mais de um terço das exportações globais de cerais. A Rússia é a maior exportadora mundial de trigo e juntos somam, 19% da oferta mundial de cevada, 14% de trigo e 4% de milho.

Entenda o conflito

Desde a quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.