Instituto diz que russos se preparam para atacar Kiev

De acordo com o texto, os russos estão se concentrando nas regiões nordeste, noroeste e oeste da capital Kiev

instituto-diz-que-russos-se-preparam-para-atacar-kiev
Rua de Kiev (Créditos: Anastasia Vlasova/Getty Images)

Em um relatório, o Institute of War anunciou que os russos se preparam para atacar Kiev em até 96 horas. De acordo com o texto, os russos estão se concentrando nas regiões nordeste, noroeste e oeste da capital Kiev.

Publicidade

“É muito cedo para mensurar a eficiência das tentativas da Rússia de cercar totalmente Kiev ou de tomar a cidade”, diz o comunicado. De acordo com o portal G1, os russos levam suprimentos e reforços para as áreas destacadas pelo relatório do instituto.

O Institute of War ainda afirma que os russos podem tomar a cidade de Kiev, caso as tropas sejam reabastecidas e reorganizadas, além de contar com operações simultâneas em diversos eixos. Também complementa que os russos atacariam pelo ar, com mísseis, para enfraquecer a defesa ucraniana.

Por outro lado, Oleksiy Arestov, assessor do presidente ucraniano, diz que as forças russas estão avançando em um ritmo significativamente mais lento. “O ritmo do avanço inimigo diminuiu consideravelmente, e em algumas direções praticamente parou”, afirmou Arestov.

Entenda o conflito

Desde a quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Publicidade

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.