Intelectuais e artistas russos se levantam contra a guerra

*Por Omar Genovese

Se, como disse Ésquilo, a primeira vítima de uma guerra é a verdade, deve-se esclarecer que há uma segunda, simultânea: a razão. Hoje vamos lidar com intelectuais e artistas russos que rejeitam a invasão da Ucrânia por seu país.

Publicidade

“A Rússia está passando por uma onda de repressão sem precedentes. Desde o início da guerra, as autoridades proibiram e reprimiram os últimos meios de comunicação dissidentes. O governo estabelece a censura total, bloqueia o acesso ao Facebook, Twitter e todas as fontes alternativas de informação. Quem divulgar informações divergentes da versão oficial está sujeito a processo criminal, com até quinze anos de prisão. A existência de uma guerra é negada, o próprio uso da palavra guerra é proibido”. A citação é de um documento publicado por ativistas e intelectuais da paz russos que residem na França, onde também afirmam que a Rússia está atolada no terror.

Da Suíça, o premiado escritor russo (de mãe ucraniana) Mikhail Shishkin afirmou em reportagem publicada na Itália: “A quadrilha criminosa de Putin tomou todo o país como refém e começou a construir sua própria Rússia, à sua imagem e semelhança. Por vinte anos, milhões foram investidos não em saúde, educação e infraestrutura, mas em iates, vilas e clubes de futebol no exterior. Mas a culpa da miséria e do desespero, como diz a televisão, é do Ocidente, da América. E o inimigo número um do regime de Putin é a Ucrânia, já que uma Ucrânia próspera e democrática é um exemplo perigoso para os russos”.

“A quadrilha criminosa de Putin tomou todo o país como refém e começou a construir sua própria Rússia, à sua imagem e semelhança.”

Além disso, coloca o setor intelectual em minoria expulsa: “A elite intelectual praticamente deixou o país. Um desastre para o futuro da Rússia, mas um sucesso para o regime, porque é mais fácil manter sob controle uma população pobre e sem instrução. Apenas 17% dos 140 milhões de russos têm passaporte, o restante nunca viajou para o exterior ou viu como é a vida no resto do mundo”.

Publicidade

Para o escritor italiano de origem russa, autor de “O Último Czar”, uma biografia de Putin: “A Rússia pode se gabar de incorporar uma das mais antigas culturas de protesto do mundo. Não esqueçamos que o grande Fiódor Dostoiévski foi condenado à morte e salvo, no último momento, após uma execução simulada, apenas por ter lido publicamente a carta do reformista Vissarion Belinsky dirigida ao escritor Nicolau Gogol, uma carta considerada subversiva. Falamos dos gulags de Stalin, mas esquecemos dos terríveis campos de detenção da época do império czarista”.

De fato, uma insensatez foi a tentativa de censurar o escritor, tradutor e professor de literatura Paolo Nori pela Universidade de Milão-Bicocca para que ele não desse seu curso sobre Dostoiévski e assim evitasse “controvérsias” (como se o escritor morresse em 1881 era perigoso), questão que se transformou na sugestão de incluir autores ucranianos, o que fez Nori desistir de continuar com ele.

Russofobia, paranoia do politicamente correto, mas assim que a invasão começou em Moscou, nada menos que 17.000 artistas assinaram uma carta contra ela. Em 25 de fevereiro, a revista online crítica de arte Spectate publicou o documento em que alertava sobre o impacto negativo do conflito na cultura e nas artes russas, questão que foi confirmada com as demissões de Laurent Hilaire, diretor artístico do Stanislavsky Ballet; Elena Kovalskaya, diretora do Teatro Meyerhold Center de Moscou e Simon Rees, diretor da feira de arte Cosmoscow desde 2019. Da mesma forma, o diretor Semyon Bychkov cancelou os concertos da Orquestra Sinfônica Nacional Juvenil Russa; enquanto o curador Raimundas Malašauskas, juntamente com os artistas Alexandra Sukhareva e Kirill Savchenkov, se retiraram da Bienal de Veneza, razão pela qual o pavilhão russo permanecerá fechado.

Publicidade

Assinar uma carta contra a guerra também desencadeou a fúria da estrutura estatal de Putin. De fato, em poucos dias, o número de signatários foi reduzido para 13.000, mais ainda com o exemplo da renúncia forçada de Katya Dolinina, gerente de dois teatros Moskino em Moscou: ou ela esclareceu que sua assinatura apareceu por engano ou limpou a mesa. A perseguição toma forma no boato de que o Museu de Arte Moderna de Moscou demitiu todos os funcionários que o assinaram. Segundo a Artnet News, os trabalhadores se sentem ameaçados e expressam medo anonimamente para evitar represálias: “Não sabíamos que a Rússia invadiria a Ucrânia. Ninguém poderia imaginar isso. Agora tudo é possível. Entendemos que o próximo golpe será contra inimigos dentro da Rússia. Somos nós.”

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Perfil Brasil.

*Texto publicado originalmente no site Perfil Argentina.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.