pesquisas de boca de urna

Macron e Le Pen se enfrentarão no 2º turno das eleições francesas

O atual presidente teve 28,1% dos votos e Le Pen, da extrema-direita, obteve 23,3%. O segundo turno será no dia 24 de abril

macron-e-le-pen-se-enfrentarao-no-2º-turno-das-eleicoes-francesas
O atual presidente francês, Emmanuel Macron (Crédito: Sean Gallup/Getty Images)

Os resultados das pesquisas de boca de urna das eleições francesas indicam que Emmanuel Macron e Marine Le Pen se enfrentarão no segundo turno, marcado para o dia 24 de abril.

Publicidade

O atual presidente teve 28,1% dos votos e Le Pen, da extrema-direita, obteve 23,3%. Já Jean-Luc Mélenchon, da extrema-esquerda, ficou em terceiro lugar, com 20,1% dos votos.

Le Pen está concorrendo pela terceira vez à cadeira presidencial. Durante toda a corrida eleitoral ela ficou em segundo, atrás de Macron. Entretanto, nos últimos dias a diferença entre os candidatos diminuiu consideravelmente.

A campanha de Le Pen foi em sua maioria uma tentativa de parecer menos radical para agradar uma base maior de eleitores. Apesar disso, a candidata ainda insiste em temas como o anti-islamismo e políticas contra os imigrantes e refugiados.

Recentemente, Macron criticou Le Pen. Disse que sua estratégia de campanha e as propostas da extrema direita não fazem sentido economicamente e são demagógicas. “Quando vejo as opiniões da extrema direita, quem quer que seja o candidato, há muitas ligações com teorias da conspiração, e os dois anos da pandemia de Covid-19 tudo e o oposto disso foi dito”, afirmou o atual presidente francês.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.