Fale conosco

O que vc está procurando?

Mundo

Magma de vulcão avança sobre piscinas na Espanha

As imagens gravadas com drones, que nos permitem ver o avanço da lava vulcânica e o seu contato com a água das poças, são, segundo a imprensa local, uma antevisão do que vai acontecer quando o magma pousar nas águas salgadas do mar

Magma de vulcão avança sobre piscinas na Espanha
(Crédito: Reprodução)

A lava imparável do vulcão “Cumbre Vieja” continua a destruir tudo no seu caminho, como algumas das piscinas da ilha de La Palma (arquipélago das Canárias), na Espanha. Após as imagens chocantes geradas pelo contato entre as temperaturas antagônicas do magma e da água, finalmente, as piscinas foram soterradas.

As imagens gravadas com drones, que nos permitem ver o avanço da lava vulcânica e o seu contato com a água das poças, são, segundo a imprensa local, uma antevisão do que vai acontecer quando o magma pousar nas águas salgadas do mar. Isso vai gerar nuvens de gases tóxicos a partir desse contato.

Nesse sentido, de acordo com as previsões do governo de La Palma, a lava do vulcão, localizado no centro da ilha, deve descer em direção à costa sudoeste e desaguar no mar. Os evacuados somam 5.500 pessoas.

O Cumbre Vieja, cuja última manifestação foi há 50 anos (em 1971), voltou a entrar em erupção no domingo, (19), e desde segunda-feira já destruiu mais de 103 hectares de terras e enterrou cerca de 200 moradias, segundo monitoramento por satélite do Programa Copernicus da União Europeia.

A temperatura superficial da lava emitida atinge 1075ºC, verifica-se também a formação de um cone principal, a coluna de cinza vulcânica atinge uma altura de 1.500 metros e os gases emitidos atingem 3.000 metros.

La Palma é uma das sete ilhas do arquipélago turístico da comunidade autônoma das Ilhas Canárias, localizada no Oceano Atlântico, próximo à costa noroeste da África.

mf / ds

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Perfil Brasil.

*Texto publicado originalmente no site Perfil Argentina.

Mais em Perfil

Últimas Notícias