Minas terrestres são espalhadas em cidade ucraniana

Civis perto de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, estão descobrindo uma nova ameaça: munições que ejetam até duas dúzias de pequenas minas que explodem em intervalos

minas-terrestres-sao-espalhadas-em-cidade-ucraniana
A guerra na Ucrânia acontece desde o dia 24 de fevereiro (Crédito: Spencer Platt/Getty Images)

Minas terrestres em um temporizador, foram encontradas espalhadas por uma cidade ucraniana. Quando Sergiy, um trabalhador da construção civil de 47 anos, saiu da cama, nesta pequena cidade no nordeste da Ucrânia, ele descobriu um novo perigo assustador em uma guerra cheia deles: ele havia acordado em um campo minado.

Publicidade

Ele tinha ouvido um foguete pousar perto de sua casa por volta de 1 da manhã, mas não pensou muito nisso. Houve muitos foguetes desde que as forças russas invadiram no final de fevereiro. Os baques e explosões tornaram-se uma trilha sonora cruel, mas familiar para aqueles que ficaram para trás, junto com o cheiro ácido que as armas deixaram no ar.

Mas o que caiu em seu quintal foi uma nova arma para os moradores da cidade adicionarem ao seu crescente léxico de destruição: eles conheciam o Smerch, o Grad, o Hurricane  e agora eles foram apresentados à mina terrestre PTM-1S, um tipo de munição espalhada.

“Ninguém entendeu o que era”, disse Sergiy, recusando-se a fornecer seu sobrenome por medo de represálias. As armas rugem como qualquer foguete, mas em vez de explodir instantaneamente, elas ejetam até duas dúzias de minas que explodem em intervalos, dividindo a morte nas horas seguintes.

Desde o início da invasão, a Rússia deixou claro que está disposta a infligir violência e destruição para atingir seus objetivos, muitas vezes indiscriminadamente. Lançou mísseis de cruzeiro, enviou tanques e disparou morteiros, artilharia e foguetes. Agora também se transformou em algo menos sinistro na aparência, mas igualmente brutal.

Publicidade

Essas minas espalhadas, proibidas sob algumas interpretações do direito internacional e nunca registradas oficialmente durante esta guerra, apareceram apenas com moderação em Bezruky e em outros lugares na periferia de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia. As armas adicionam mais um elemento de perigo para os civis que tentam navegar por partes da paisagem arruinada.

As minas são tubos verdes do tamanho de um litro de refrigerante, embalados com três quilos de explosivos. Eles costumam ser usados ​​para desativar tanques, mas, no caso de Sergiy, aterrissaram onde sua filha de oito anos gosta de brincar quando o clima está agradável.

“Essas armas combinam os piores atributos possíveis de munições cluster e minas terrestres”, disse Brian Castner, pesquisador sênior de armas da Anistia Internacional. “Qualquer um desses ataques indiscriminados é ilegal e eles estão acontecendo um em cima do outro.”

Publicidade

As minas terrestres dispersáveis ​​podem incluir aquelas destinadas a matar pessoas e aquelas projetadas para destruir tanques. Os Estados Unidos os usaram pela última vez durante a Operação Tempestade no Deserto em 1991, e desde então foram amplamente banidos por um tratado internacional de 1997 assinado por 164 nações, incluindo a Ucrânia, que visava minas antipessoal.

Algumas minas anti-veículo como o PTM-1S que pousou no quintal de Sergiy, têm fusíveis sensíveis que podem fazer com que explodam quando as pessoas os pegam e podem ser consideradas minas antipessoal. Eles são, portanto, proibidos pelo direito internacional, embora nem a Rússia nem os Estados Unidos tenham aderido ao tratado relevante.

A manhã de 3 de abril começou como qualquer outra em Bezruky desde o início da invasão russa: mais um dia sem energia para os vários milhares de moradores e os bombardeios esporádicos entre as forças ucranianas e russas que se tornaram comuns.

Publicidade

Estava quase tudo quieto, mas por volta das 10 da manhã, o galpão de Sergiy explodiu. Não houve som de um projétil de artilharia ou foguete, apenas a explosão.

Sergiy, que viveu em Bezruky a maior parte de sua vida, saiu para inspecionar os danos. Detritos se espalharam por toda a sua bancada, a lateral do galpão foi danificada e uma cratera retangular de vários centímetros de profundidade apareceu.

Ele saiu para tapar as janelas de sua casa, temendo que pudesse haver outra explosão, quando avistou um tubo verde, outra mina PTM-1S, ao lado da cerca no quintal de seu vizinho. Ele rapidamente tirou uma foto e voltou para dentro. Explodiu 20 minutos depois, disse ele.

Publicidade

“As rajadas continuaram ao longo do dia com intervalos de cerca de 50 minutos, e a última foi por volta das 3 horas da noite seguinte após o primeiro pouso”, disse Sergiy. Não há equipamento militar ucraniano em Bezruky. As linhas de frente russas estão a cerca de 11 quilômetros ao norte, e ao sul estão as posições de artilharia ucranianas.

As minas foram configuradas para se autodestruir em horários específicos, um recurso incorporado em cada mina, que pode ser configurado em intervalos de duas horas por até 24 horas. Ninguém foi morto ou ferido na série de explosões que abalaram seu bairro.

“Foi uma sorte que as crianças não brincaram lá naquele dia”, disse Sergiy. “Normalmente eles brincavam no quintal na hora da detonação das primeiras peças, mas estava chovendo naquele dia.”

Técnicos de eliminação de bombas em Kharkiv, que respondem a pedidos de munições não detonadas em toda a cidade e sua periferia, disseram que esta foi a primeira aparição registrada do PTM-1S desde o início da guerra.

À medida que a Rússia muda seu foco para o leste do país após suas derrotas pungentes na capital do país, as forças russas aumentaram seus bombardeios em torno de Kharkiv e em outros lugares da região, muitas vezes recorrendo a ataques indiscriminados para prender recursos.

Alvejar intencionalmente civis com armas de qualquer tipo é proibido pelas Convenções de Genebra, e o uso dessas minas espalhadas pela Rússia provavelmente constituiria um ataque indiscriminado, uma vez que os foguetes de artilharia que transportam essas minas, que podem viajar até 20 milhas, foram disparados em um área civil desprovida de alvos militares.

“Na semana passada, esta arma apareceu”, disse o líder da equipe de uma unidade de remoção de explosivos que trabalha em Kharkiv e nas cidades vizinhas. Ele forneceu apenas seu primeiro nome, Maksym, por razões de segurança. Há pelo menos seis outras equipes como a dele implantadas em toda a região.

As minas que explodem aleatoriamente são apenas uma nova característica do trabalho cansativo de Maksym. Sua equipe de meia dúzia de homens trabalha sem parar na região de Kharkiv desde a invasão da Rússia. Provavelmente levará anos, e possivelmente décadas, para limpar todas as munições lançadas na Ucrânia durante a guerra.

O líder da equipe, de 26 anos, registra de cinco a 30 incidentes por dia, registra relatórios de foguetes pousando em casas em seu telefone e muitas vezes é convidado por transeuntes para ver detritos explosivos.

Na terça-feira (5), as rodadas de Maksym incluíram a escavação de uma cápsula de foguete de 122 milímetros na frente de um supermercado e a remoção de detritos de um prédio de apartamentos e um parque de diversões.

Perto do final do dia, enquanto trabalhava no campo de um fazendeiro para extrair os restos de um foguete Smerch, um homem em uma bicicleta veio e acenou para ele descer.

“Você pode retirar a mesma coisa da minha casa?” o homem gritou.

*Por – Thomas Gibbons-Neff e — The New York Times

*Contribuição — Natalia Yermak.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Perfil Brasil

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.