Morre o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli

O italiano, que no passado já superou uma leucemia, no fim do ano anterior ficou internado devido a uma pneumonia

Morre o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, aos 65 anos
De acordo com informação do gabinete, Sassoli estava em tratamento de uma “séria complicação” relacionada ao seu sistema imunológico (Créditos: Sean Gallup/Getty Images)

David Sassoli, presidente do Parlamento Europeu, morreu nesta terça-feira (11) em um hospital da Itália. Ele estava internado desde 26 de dezembro. Sassoli era jornalista, tinha 65 anos e era presidente do Parlamento desde 2019.

Publicidade

De acordo com informação do gabinete, Sassoli estava em tratamento de uma “séria complicação” relacionada ao seu sistema imunológico.

O italiano, que no passado já superou uma leucemia, no fim do ano anterior ficou internado devido a uma pneumonia que o fez ficar afastado de suas atividades no Parlamento durante várias semanas.

Em seu discurso de inauguração, quando tomou posse, Sassoli pediu aos europeus que combatam o “vírus” do nacionalismo extremo e pediu uma reforma das regras da União Europeia sobre migração e asilo político. Seu mandato terminaria este mês.

Repercussão internacional

Europeu sincero e apaixonado, seu calor humano, sua generosidade, sua gentileza e seu sorriso já fazem falta“, reagiu o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, nesta terça.

Publicidade

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse em seu Twitter estar “extremamente triste” com a morte de Sassoli. “É um dia triste para a Europa. Hoje a nossa União está a perder um pró-europeu convicto, um sincero democrático e um bom homem. Hoje é um dia triste para a Europa. A nossa União perde um europeu apaixonado, um democrata sincero e um bom homem.”

Estou extremamente triste com a perda de um grande europeu, de um orgulhoso italiano, um jornalista atento, um extraordinário presidente do Parlamento Europeu e, acima de tudo, um amigo”, homenageou Von der Leyen.

Publicidade

Lamentou também o falecimento, sua provável sucessora à frente do Parlamento Europeu, a euro legisladora conservadora Roberta Metsola, de Malta, que a deixou “com o coração destroçado”.

“Meu coração está destroçado. A Europa perdeu um líder, eu perdi um amigo, e a democracia perdeu um campeão”, tuitou Metsola.

O também Italiano e comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, declarou que “nos lembraremos de um líder da democracia e um defensor da Europa. Você foi luminoso, generoso e feliz”.

Publicidade

O vice-presidente da Comissão Europeia, Franz Timmermans, afirmou que a gentileza de Sassoli “era uma inspiração para todos”.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.