Número de crianças hospitalizadas cresce nos EUA com avanço da ômicron

Os especialistas ainda alertam que os casos de ômicron entre as crianças terão uma disparada ainda mais rápida no país quando as escolas norte-americanas reabrirem na semana que vem

numero-de-criancas-hospitalizadas-cresce-nos-eua-com-avanco-da-omicron
(Crédito: Ezra Acayan/Getty Images)

Devido o avanço da variante ômicron nos Estados Unidos, o número de crianças hospitalizadas por Covid-19 cresceu consideravelmente.

Publicidade

Segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), entre 21 e 27 de dezembro, a média de hospitalizações diárias de crianças subiu mais de 58%. Cerca de 334 crianças estão hospitalizadas.

A preocupação entre os norte-americanos se acentuou diante desse cenário devido a baixa adesão da vacinação pelos menores de idade. Segundo o CDC, menos de 25% dos 74 milhões de norte-americanos de menos de 18 anos estão vacinados.

Os especialistas ainda alertam que os casos de ômicron entre as crianças terão uma disparada ainda mais rápida no país quando as escolas reabrirem na semana que vem, ao final dos feriados de inverno.

A especialista em doenças infecciosas e pediatra do Centro Médico da Universidade de Rochester, Jennifer Nayak, afirma que a transmissibilidade extremamente alta da variante ômicron é um fator central que está elevando as hospitalizações.

Publicidade

“O que estamos vendo é que as crianças de menos de 5 anos continuam não vacinadas, então ainda há uma população relativamente grande de crianças que não têm imunidade preexistente a este vírus”, disse Nayak.

Mesmo na cidade de Nova York, que possui a terceira maior taxa de vacinação dos EUA, só cerca de 40% das crianças e adolescentes de 5 a 17 anos estão totalmente imunizadas.

As hospitalizações de pessoas de 18 anos ou menos na cidade de Nova York aumentaram de 22, na semana iniciada em 5 de dezembro, para 109, entre 19 e 23 de dezembro.

Publicidade

O governo norte-americano ainda não autorizou nenhuma vacina para crianças menores de 5 anos.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.