O popular e o populismo segundo o Papa Francisco

Uma análise do verdadeiro sentido que o Bispo de Roma atribui a algumas palavras que circulam pelo dia a dia no discurso público com outras significações

O popular e o populismo segundo o Papa Francisco
Papa Francisco (Crédito: Buda Mendes/Getty Images)

Nestes dias, vários meios de comunicação levantaram uma frase do Papa Francisco às autoridades políticas gregas sobre a crise das democracias e as ilusões do populismo. Mas, não transcreveram este parágrafo: “Esta (democracia) exige a participação e o envolvimento de todos e, portanto, exige esforço e paciência; a democracia é complexa, enquanto o autoritarismo é expedito e as promessas fáceis propostas pelos populismos são atraentes.” Contrastando o compromisso paciente que a democracia exige com a indignação autoritária e a simplificação populista. Você pode ver um eco de seu discurso no Bicentenário Nacional em 2010: “Nós como cidadãos, nós como pessoas”.

Publicidade

A circunstância nos convida a conhecer o significado das palavras do Bispo de Roma e as razões pelas quais ele não é populista. A notícia não transcreve frases textuais de seus documentos. Aqui é necessário citar alguns deles para deixar seus textos falarem e eles não são obrigados a dizer o que não dizem, como fazem os políticos e ensaístas que não se dão ao trabalho de lê-los no site do Vaticano.

O tema surge desde sua exortação “A alegria do Evangelho” (Evangelii gaudium) de 2013 até sua encíclica “Todos os irmãos” (Fratelli tutti) de 2020. Tem a seção “popular ou populista”, que não é citada por quem comente sobre seu pensamento para manipulá-lo ou atacá-lo. Seus ditos questionam todos os populismos, tanto o nacionalismo xenófobo quanto a assistência clientelista.

Cidade

A primeira categoria usada pelo Papa é “Povo de Deus”. Provém dos textos mais antigos da Bíblia, pertence à fé e é explicado pela teologia. Apresenta a Igreja como um povo sui generis. O Papa diz “o Povo de Deus entre os povos da terra” ou “o santo fiel Povo de Deus”, com frases que retira do Concílio Vaticano II. Neste quadro se situam realidades como a Igreja em caminho, a fé dos fiéis, a piedade popular católica, a pastoral popular como missão entre os povos. Essa é a noção fundamental que Jorge Mario Bergoglio usa há cinco décadas. É por isso que seu discurso não deve ser reduzido a uma teologia do povo em um sentido cultural ou político.

Francisco se refere às cidades, expressão amplamente utilizada na cultura latina e na língua castelhana. Eles são comunidades humanas determinadas por diferentes características históricas, geoculturais e políticas; sociedades que são compreendidas de forma diversa de acordo com as disciplinas que as analisam: filosofia social, política e jurídica, ciência política, antropologia cultural, sociologia. Para o Papa Francisco, a palavra “povo” tem um significado simbólico: exige penetrar no imaginário mítico de cada comunidade e nos laços fundadores que devem ser assumidos livremente para partilhar um destino comum. Por outro lado, tem um sentido histórico porque as nações são formações contingentes que não podem ser deduzidas de uma necessidade lógica abstrata. Isso não impede que a filosofia e a teologia pensem no mistério da dimensão social do ser humano que forma famílias e povos.

Publicidade

Cada povo é chamado a desenvolver uma cultura de encontro em uma harmonia multifacetada. Sua última encíclica social explica as relações que forjam a amizade social em um povo e a fraternidade universal entre os povos. Amizade e fraternidade são categorias da tradição bíblica e do pensamento filosófico que mostram diferentes significados do encontro feito cultura. Eles nos convidam a pensar sobre uma unidade plural que não se resigne à inimizade ou ao conflito, nem promova a dialética entre o povo e o povo.

Populismo

A Carta Fratelli tutti (156-162) distingue o popular do populista. Questiona as ideologias populistas, tanto aquelas que dividem a sociedade de forma antinômica quanto aquelas que atacam a legitimidade do conceito de povo. Para ele, a tentativa de fazer com que essa categoria desapareça da linguagem pode levar à eliminação da palavra democracia, que significa governo do povo. Ele acrescenta que é preciso manter o componente cultural da realidade social e fazer uma crítica sólida à demagogia política.

Em universidades e revistas dos Estados Unidos e da Itália me perguntaram se o Francisco é populista. Basta ler suas declarações para responder à pergunta. No entanto, expresso os argumentos que me levam a dizer que é popular, mas não é populista no pensamento ou na ação pastoral ou política.

Publicidade

O populismo ideológico divide a sociedade em duas metades, encoraja a lógica da inimizade, levanta o dilema “eles ou nós”, quer aniquilar o adversário porque busca a homogeneidade totalizante. Em vez disso, o Papa promove a amizade social e concebe o povo como uma unidade multiforme.

O populismo retórico gera um discurso monológico com slogans militantes e guerras dialéticas. O Papa apresenta um pensamento profundo segundo a gramática da simplicidade, sem superficialidades. Convida a ouvir quem pensa diferente e cultiva o diálogo para a construção do bem comum e da paz.

O populismo nacionalista despreza o outro, o estrangeiro e o estrangeiro, e nega-lhes o presente da hospitalidade. O Papa clama pela recepção dos migrantes, contemplando neles Jesus, que diz: “Eu estava de passagem e eles me acolheram”, como narra o Evangelho segundo São Mateus (Mt 25,35). O apelo que ele fez a Lesbos e Chipre por uma atitude inclusiva ainda ressoa.

Publicidade

O populismo político é messiânico, despreza as instituições do Estado de direito e a intermediação entre o povo e os dirigentes, manipula a informação, silencia a imprensa, faz justiça. O Papa chama a respeitar as leis, instituições e mediações. Exige um compromisso responsável para cultivar pacientemente a democracia e a cidadania. Estas condições tornam mais fácil para cada pessoa ser agente do seu desenvolvimento em rede solidária e para o povo ser sujeito ativo do seu destino.

O populismo político-econômico considera o povo como cliente ou vassalo e transforma planos temporários em políticas permanentes. Como tanto fez na Argentina, o Papa questiona um “populismo irresponsável” (La Alegría del Evangelio 204). Em Frattelli tutti 162 ele afirma: “o grande tema é o trabalho. O que é verdadeiramente popular – porque promove o bem das pessoas – é assegurar a todos a possibilidade de fazer brotar as sementes que Deus colocou em cada um, as suas capacidades, a sua iniciativa, as suas forças. Essa é a melhor ajuda para uma pessoa pobre, o melhor caminho para uma existência digna ”.

Antes que os políticos argentinos pedissem para transformar subsídios em empregos, Francisco, a partir da doutrina social da Igreja, colocava o trabalho no centro da questão social. Em 2015, em Laudato, ele disse: “ajudar os pobres com dinheiro deve ser sempre uma solução temporária para resolver emergências. O grande objetivo deve ser sempre permitir-lhes uma vida digna por meio do trabalho”(128).

Publicidade

“Pobrismo”

Alguns acusam o Papa de ser um homem pobre e a Igreja de ser corresponsável pela miséria. Esse qualificador se aplica a políticos e políticas de vários tipos que em três décadas aumentaram a pobreza e os pobres até hoje 4 em cada 10 trabalhadores são pobres. O relatório trimestral do Observatório Social da UCA registra 43,8% de pobreza, 8,8% de indigência, 65% de crianças na pobreza.

Se queres desafiar a dignidade dos vulneráveis ​​e violados, o amor preferencial dos pobres e as críticas à pobreza injusta, deves discutir os ensinamentos de Jesus: “Felizes pobres pobres” em São Lucas (6,11), “felizes aqueles que têm a alma dos pobres” em São Mateus (5,3). Jesus Cristo teve compaixão das pessoas feridas; ele formou uma comunidade de fé e a enviou às nações. Francisco é popular: ama com ternura o Povo de Deus e serve as pessoas e os povos para que tenham uma vida plena.

*Por Carlos María Galli – Reitor da Faculdade de Teologia – UCA.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Perfil Brasil.

*Texto publicado originalmente no site Perfil Argentina.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.