Ódio à Rússia de Putin consome a Ucrânia

Grande parte da amargura é dirigida ao presidente Vladimir V. Putin, mas os ucranianos também castigam os russos comuns, chamando-os de cúmplices

odio-a-russia-de-putin-consome-a-ucrania
A Rússia ataca a Ucrânia desde o dia 24 de fevereiro (Crédito: Joe Raedle/Getty Images)

O ódio á Rússia tem consumido a Ucrânia. Preso em seu apartamento nos arredores de Kiev durante batalhas ferozes no fim de semana, o conhecido poeta ucraniano Oleksandr Irvanets compôs algumas linhas que encapsulavam o clima nacional.

Publicidade

“Eu grito para o mundo inteiro”, escreveu ele em um pequeno poema publicado online por seus fãs, que desde então perderam contato com o escritor e estavam preocupados que ele pudesse ter ficado atrás das linhas russas. “Eu não vou perdoar ninguém!”

Se há uma emoção dominante que domina a Ucrânia agora, é o ódio.

É uma amargura profunda e fervente para o presidente Vladimir V. Putin, seus militares e seu governo. Mas os ucranianos também não estão dando um passe para os russos comuns, chamando-os de cúmplices por anos de passividade política. O ódio é desabafado por mães em abrigos antiaéreos, por voluntários que se preparam para lutar na linha de frente, por intelectuais e artistas.

A emoção é tão poderosa que não poderia ser aplacada nem mesmo por um feriado religioso ortodoxo no domingo destinado a promover o perdão antes da Quaresma. Chamado de Domingo do Perdão, o feriado é reconhecido nas igrejas ortodoxa russa e ucraniana.

Publicidade

E esse ódio superou os estreitos laços pessoais entre duas nações eslavas, onde muitas pessoas têm familiares vivendo em ambos os países.

Outdoors foram erguidos ao longo das estradas em letras gigantescas, dizendo aos russos em linguagem profanada para sair. Postagens de mídia social em espaços frequentemente compartilhados por russos e ucranianos foram inundadas por comentários furiosos.

Alguns ucranianos postaram fotos de pessoas mortas no ataque militar em salas de bate-papo russas no aplicativo Telegram. Eles desabafaram escrevendo nas páginas de comentários de sites de restaurantes de Moscou.

Publicidade

E eles têm zombado dos russos em termos contundentes por reclamarem das dificuldades com transações bancárias ou do colapso da moeda rublo por causa de sanções internacionais.

“Droga, o que há de errado com o Apple Pay?” Stanislav Bobrytsky, um programador de computador ucraniano também preso nos combates em torno da capital, Kiev, escreveu sarcasticamente sobre como os russos estão respondendo à guerra. “Não posso pagar por um café com leite no meu café favorito.”

Putin é alvo de grande parte do ressentimento desenfreado dos ucranianos.

Publicidade

O líder autoritário é o culpado, quase todos os ucranianos concordam. Mas a frustração também se dirige mais amplamente à sociedade russa.

Muitos ucranianos castigam os russos por aceitarem cada vez mais os confortos da classe média proporcionados pela riqueza petrolífera do país em troca da recusa em resistir aos limites de suas liberdades. Eles culpam milhões de russos, que os ucranianos dizem ter desistido dos sonhos pós-soviéticos de liberdade e abertura para o Ocidente, por permitir a guerra.

“Seus iPhones estão bem?” outro escritor ucraniano, Andriy Bondar, perguntou aos russos em sua página no Facebook, depois de um comício antiguerra pouco frequentado em Moscou que foi interrompido pela polícia de choque. “Estamos muito preocupados com você. É tão cruel que eles usam bastões de borracha, aqueles terríveis policiais de choque.”

Publicidade

O presidente Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, também apelou aos russos no domingo (6) para protestarem por eles mesmos tanto quanto pelos ucranianos. “Não perca esta oportunidade”, disse ele em comentários dirigidos aos russos.

“Cidadãos da Rússia, para vocês esta é uma luta não apenas pela paz na Ucrânia, é uma luta pelo seu país, pelo melhor que havia nele, pela liberdade que você viu, pela prosperidade que você sentiu”, disse ele. adicionado. “Se você ficar calado agora, só a sua pobreza falará por você depois, e só a repressão responderá. Não te cales!”

Com ‘Turning Red’, um grande panda vermelho ajuda a quebrar um teto de vidro
O Sr. Zelensky não se conteve em como se sentia em relação aos militares russos.

“Não perdoaremos o tiroteio de pessoas desarmadas”, disse ele.

Praticamente não houve protestos contra a guerra na Rússia antes do início do conflito, embora pequenas manifestações tenham sido realizadas nos últimos dias. A maioria dos participantes foi presa.

Yuri Makarov, editor-chefe da emissora nacional ucraniana e chefe de um comitê nacional de prêmios de literatura e artes, disse que a guerra abriu um abismo profundo entre as sociedades ucraniana e russa que será difícil de curar. Os russos, disse ele, se tornaram “inimigos coletivos” dos ucranianos. Algum apoio popular está permitindo a luta, disse ele.

“As ordens para bombardear as áreas residenciais de Mariupol, Kharkiv e Zhytomyr foram dadas por coronéis, capitães e tenentes subalternos específicos, não por Putin ou Shoigu”, disse ele, referindo-se ao presidente russo e seu ministro da Defesa, Sergei K. Shoigu. “É sua escolha e sua responsabilidade”, acrescentou.

Olha Koba, psicóloga em Kiev, disse que “raiva e ódio nesta situação é uma reação normal e importante para validar”. Mas é importante canalizá-lo para algo útil, disse ela, como fazer bombas incendiárias com garrafas vazias.

“Quando as pessoas estão felizes com a morte de soldados russos, é explicável”, disse ela. “Há um entendimento subconsciente de que este soldado não poderá mais matar seus entes queridos.”

Irvanets, o poeta que enviou sua amarga composição a amigos no fim de semana, escreveu que compôs os versos em “uma cidade destruída por mísseis”, e fez referência ao próximo feriado no domingo.

Mas no Domingo do Perdão, seus fãs estavam escrevendo nas mídias sociais que ele não havia entrado em contato e estavam preocupados que algo tivesse acontecido com ele.

A Rússia ataca a Ucrânia desde o dia 24 de fevereiro.

“Nunca perdoarei a Rússia”, escreveu o poeta.

*Por – Maria Varenikova — The New York Times

*Contribuição — Andrew E. Kramer contribuiu com reportagem de Kiev.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Perfil Brasil

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.