Ômicron corresponde a 95,4% das infecções nos EUA

Atualmente, o país tem registrado uma média de 1,2 mil mortes por dia

omicron-corresponde-a-954-das-infeccoes-nos-eua
(Crédito: Victor J. Blue/Getty Images)

Segundo balanço divulgado nesta terça-feira (4) do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a variante ômicron do coronavírus é responsável por 95,4% das novas infecções de Covid-19 nos Estados Unidos.

Publicidade

As estimativas são fundamentadas em amostras do vírus coletadas a cada semana em laboratórios e em departamentos públicos de saúde. Os cientistas analisam a sequência genética das amostras para determinar quais versões correspondem a maioria dos casos.

A dominância da ômicron é confirmada no mesmo dia em que os EUA registram, pela primeira vez desde o início da pandemia, mais de 1 milhão de novos infectados em apenas 24 horas, segundo a plataforma Our World in Data, ligada à Universidade de Oxford.

Apesar da explosão no número de infectados, o número de mortes segue em queda por conta da vacinação. Atualmente, o país tem registrado uma média de 1,2 mil mortes por dia.

Segundo o balanço do CDC, 73,8% da população americana recebeu ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19; 62,2% da população do país já recebeu a imunização completa contra o vírus.

Publicidade

A explosão de novos casos já está afetando o funcionamento de empresas e órgãos públicos nos EUA.

Em Nova York, novo epicentro da epidemia nos EUA, um terço dos paramédicos estão afastados por Covid-19. Cerca de 21% dos policiais e 18% dos bombeiros estão afastados também. No metrô, duas linhas estão fechadas porque os funcionários ficaram doentes.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.