Países comemoram o Valentine’s Day

A tradição vem dos Estados Unidos e de alguns países da Europa para celebrar a união amorosa

paises-comemoram-o-valentines-day
Apesar de não entrar no calendário brasileiro, o Valentine’s Day ganha, a cada ano, mais adeptos (Crédito: Canva)

Alguns países comemoram o Valentine’s Day no dia 14 de fevereiro. Países tais como os Estados Unidos, Japão, Itália, França, Argentina, entre outros aproveitam está segunda-feira (14) para celebrar o dia de São Valentim que em inglês é traduzido para “Valentine’s Day”. A tradição vem dos Estados Unidos e de alguns países da Europa para celebrar a união amorosa.

Publicidade

O dia de São Valentim é ligado à várias histórias. Entre elas a um antigo festival romano, chamado Lupercália que se realizava todo dia 14 de fevereiro. A festa celebrava a a fertilidade homenageando Juno (deusa da mulher e casamento) e Pan (deus da natureza).

O bispo Valentim, realizava os casamentos mesmo diante da proibição do imperador Claudio II, que acreditava que soldados solteiros eram melhores, pois se concentrariam com mais facilidade na atividade militar. Mesmo com a ordem do imperador Claudio II, como o bispo ainda realizava os casamentos, quando descoberto foi preso. Nesta época, jovens mandavam flores e bilhetes ao bispo como forma de apoio.

Outra história que acreditam ser ligada ao dia 14 de fevereiro é a relação com a Idade Média quando se diziam que esta data era o primeiro dia do acasalamento dos pássaros. Dessa forma, a data é utilizada para mandar mensagens de amor.

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho. A celebração do amor acontece um dia antes do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, que surgiu em 1948, em São Paulo. O publicitário João Doria, pai do governador de São Paulo, João Doria, até fez uma campanha para uma loja em que dizia “Não se esqueçam: amor com amor se paga”. A partir desta época o Dia dos Namorados conquistou muitos brasileiros e se tornou nacional.

Publicidade

Apesar de não entrar no calendário brasileiro, o Valentine’s Day ganha, a cada ano, mais adeptos. Nas redes sociais vários brasileiros compartilharam fotos comemorando a data.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.