Para eliminar Covid-19, China isola mais de 10 milhões de pessoas

Cerca de 11 milhões de pessoas na metade do leste de Xangai, vão ser proibidas de sair por quatro dias a partir de segunda-feira, quando os teste em massa começarem

Para eliminar Covid-19, China isola mais de 10 milhões de pessoas
A China continua a colocar bloqueios enquanto tenta eliminar a transmissão da Covid-19 dentro de seu país (Créditos: Kevin Frayer/Getty Images)

Diversos países ao redor do mundo optaram por viver com o coronavírus, mesmo quando uma nova variante alimenta outra onda de infecções. Porém, a China é uma exceção extremamente importante.

Publicidade

A China continua a colocar bloqueios enquanto tenta eliminar a transmissão da Covid-19 dentro de seu país. A política está pairando sobre as perspectivas para a economia global e os mercados financeiros, apresentando mais incógnitas à medida que os investidores se esforçam para avaliar os impactos da guerra na Ucrânia e o aumento da inflação.

Cerca de 11 milhões de pessoas na metade do leste de Xangai, vão ser proibidas de sair por quatro dias a partir de segunda-feira, quando os teste em massa começarem. o bloqueio aplicado irá passar para a outra metade da cidade, que tem cerca de 14 milhões de habitantes, a partir de sexta-feira.

Esse anúncio fez que os preços globais do petróleo caíssem drasticamente, já que os traders apostavam que as restrições reduziriam demanda de um grande consumidor. A China importa cerca de 11 milhões de barris por dia.

As ações estão se mantendo fortes. O Shanghai Composite Index encerrou na segunda-feira quase com quase 0,1% mais alto. A bolsa de Valores de Xangai continuou aberta e disse que vai oferecer serviços online para empresa que desejam passar pelo processo de listagem de ações.

Publicidade

Quão vital é Xangai?

O bloqueio em Xangai é um problema grande não apenas pelo motivo da escala da cidade, mas também por causa de seus profundos vínculos financeiros e econômicos. Xangai corresponde por cerca de 4% da produção econômica da China, segundo Larry Hu, da Macquarie Capital. Mas por ser um “principal centro da economia chinesa… o impacto indireto também pode ser substancial”, disse ele aos clientes.

O bloqueio e a incerteza sobre o que Pequim irá fazer a partir de agora, enquanto mantém suas forças para eliminar a Covid-19, é uma uma ameaça à meta de crescimento econômico da China de cerca de 5,5%, já a menor em três décadas. “A China deve ser capaz de conter o vírus nas próximas semanas, pois o bloqueio é efetivo”, disse Hu. “Mas a Covid representa um risco de crescimento substancial no resto deste ano, já que o bloqueio é muito caro”.

Fora da China, a preocupação maior é sobre a fabricação e o transporte que serão afetados, aumentando ainda mais a pressão sobre as cadeias de suprimentos globais e subindo muito mais os preços. Os principais portos de Xangai estão operando normalmente, segundo a mídia estatal. Os fabricantes mudaram as operações para outras partes de sua rede para limitar o impacto das regras temporárias.

Publicidade

“O impacto nas atividades de manufatura provavelmente será gerenciável, especialmente se esses bloqueios forem curtos e esporádicos”, disseram economistas do Bank of America em uma nota de divulgação sobre pesquisa recente.

“Xangai bloqueou o surto de Covid-19 Na segunda-feira, Xangai, o centro financeiro da China, implementou um bloqueio em dois estágios de seus 26 milhões de moradores, túneis e pontes fechados e restringiu o tráfego rodoviário em um esforço para conter o aumento das infecções por Covid-19. Anunciado na tarde de domingo”

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.