Conflito Rússia x Ucrânia

Pentágono anuncia que Ucrânia recebeu peças para fortalecer frota aérea

O conflito armado entre Rússia e Ucrânia chega a seu 56º dia nesta quarta-feira (20).

pentagono-anuncia-que-ucrania-recebeu-pecas-para-fortalecer-frota-aerea
Pentágono (Créditos: U.S. Air Force/Getty Images)

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, anunciou que a Ucrânia recebeu caças e peças de reposição, para o fortalecimento de sua frota aérea. Kirby não entrou em detalhes específicos em relação ao fornecimento.

Publicidade

“Eu apenas diria, sem entrar em detalhes sobre o que outros países enviaram, que eles receberam aeronaves adicionais e peças de reposição para poder aumentar o tamanho da frota”, afirmou o porta-voz. Segundo a CNN, o analista Lourival Sant’Anna afirma que os russos ainda não iniciaram os principais combates em Donbass.

“Então, tem tropas avançadas ali que estão com espírito de guerra estão com moral alto da parte dos russos. Isso não é a maioria. É aquela tropa avançada dos russos que está ali no leste da Ucrânia. Mas eles terão imensa dificuldade em fechar esse perímetro e cortar essa linha de comunicação entre as forças ucranianas que estão no leste e o restante no centro-oeste”, afirmou o especialista. O conflito chega a seu 56º dia nesta quarta-feira (20).

Entenda o conflito

Desde o dia 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Publicidade

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.