Polícia emite 20 multas para festas em gabinete de Boris Johnson durante pandemia

Na época de lockdown, as visitas eram proibidas e a maior aglomeração limitava-se a duas pessoas, ainda com uma distância de dois metros

policia-emite-20-multas-para-festas-em-gabinete-de-boris-johnson-durante-pandemia
Boris Johnson (Créditos: Christopher Furlong / Getty Images)

A polícia de Londres anunciou nesta terça-feira (29) que emitiu 20 multas para festas em gabinete de Boris Johnson durante o confinamento da pandemia de Covid-19. Demais funcionários do governo estavam envolvidos nas festas.

Publicidade

“Hoje começaremos a enviar 20 avisos de multa por violações das normas contra a Covid-19”, afirmou a Scotland Yard. O comunicado não especificou as pessoas afetadas pela multa. Ao todo, a polícia investiga 12 encontros que aconteceram em Downing Street, sede do parlamento britânico e no gabinete do primeiro-ministro, Boris Johnson, em 2020 e 2021.

De acordo com o porta-voz do primeiro-ministro, Johnson não recebeu nenhuma notificação. Segundo o portal G1, pela primeira vez a polícia confirma que houve quebra nas regras em relação ao protocolo contra a Covid-19 por membros do governo do Reino Unido.

Na época do lockdown, as visitas eram proibidas e a maior aglomeração limitava-se a duas pessoas, ainda com uma distância de dois metros. O líder trabalhista de oposição, Keir Starmer, acusou Johnson no início do ano de mudar sua história em relação as reuniões. O primeiro-ministro inicialmente negou que as festas aconteceram e depois, alterou seu discurso e confirmou sua participação.

Apesar do escândalo, Boris Johson disse que não renunciaria. A investigação segue em andamento e a polícia responsável pelo caso disse que novas multas podem ser aplicadas.

Publicidade

“O porta-voz de Boris Johnson nega que o primeiro-ministro tenha conscientemente enganado o Parlamento, dizendo que nenhuma festa ocorreu dentro de Downing Street, apesar do fato de a polícia agora estar multando dezenas de pessoas que compareceram a elas, e apesar do fato de ele ter participado de várias.”

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.