Políticos no lixo

*Por Jaime Duran Barba – Professor da GWU. Membro do Clube Político Argentino

Políticos no lixo
“O presidente Petro Poroshenko enfrentou 37 candidatos inconsequentes e a primeira-ministra Yulia Tymoshenko em busca da reeleição” (Crédito: Sean Gallup/Getty Images)

Uma nova versão do nosso “deixe todos irem” apareceu na Ucrânia, trata-se do #TrashBucketChallenge, que consiste em pessoas jogando políticos que consideram “corruptos” em recipientes de lixo. Dezenas de líderes ficaram feridos e pelo menos um oficial ficou ferido nos ataques.

Publicidade

O presidente Petro Poroshenko enfrentou 37 candidatos inconsequentes e a primeira-ministra Yulia Tymoshenko em busca da reeleição

Kolomoisky queria prejudicar Poroshenko e lançou Zelensky como candidato apenas para esse fim. Ninguém levou sua candidatura a sério. Zelensky tornou-se forte em suas fraquezas. Parecendo ingênuo, ele fez propostas estranhas. Ele desafiou o presidente para um debate no Estádio Olímpico diante de mais de 70 mil espectadores. Em um clima festivo, como um evento esportivo, ele conseguiu fazer as pessoas rirem de seu adversário.

Os resultados foram esmagadores: Volodymyr Zelensky obteve 30% dos votos no primeiro turno, subindo para 74% no segundo; Poroshenko se classificou com 16%, na votação obteve 26%. Yulia Tymoshenko ficou de fora com apenas 13%.

“Os líderes não são escolhidos por sua preparação, mas por seu entusiasmo partidário.”

Publicidade

As pessoas estavam animadas com o fato de que um presidente diferente resolveria os problemas do país, mas depois sentiram que esse não era o caso. O desgosto generalizado contra os políticos que levaram Zelensky à vitória, mas agora o inclui, continua.

Nas últimas semanas, os ataques a políticos se multiplicaram e, em muitos casos, acabaram no lixo. Eles não foram organizados por grupos que pagaram aos agressores, mas por pessoas que se comunicaram pelas redes, como foi o caso da mobilização que exigiu que a morte de Nisman fosse investigada.

Atualmente, os candidatos que se comunicam com suas atitudes que não se assemelham aos “políticos do costume” são bem-sucedidos. Os líderes da era da palavra como Belaúnde Terry, Eduardo Frei ou Velasco Ibarra perderiam as eleições.

Publicidade

Os governos também não administram pessoas submissas. Na sociedade da internet eles precisam ter uma comunicação profissional. Qualquer detalhe pode desencadear o caos, como aconteceu com a primavera árabe, os coletes amarelos, as insurreições no Chile, Colômbia e Equador há dois anos e a tomada do Capitólio.

Na região, a mais parecida com as eleições na Ucrânia foi a do humorista guatemalteco Jimmy Morales, que conquistou a presidência de seu país em 2015 com mais de 70% dos votos. Morales era um humorista conhecido por seu programa de televisão Moralejas, que apresentava a face disruptiva da antipolítica. Sua vitória foi uma surpresa, baseada em uma imagem de marginalidade e distanciamento das formas tradicionais de política, apesar de sua longa carreira e de seus vínculos com as forças armadas.

Na academia há uma polêmica sobre o que acontece. Alguns autores propõem hipóteses para compreendê-lo. Um deles é Steven Johnson, que em seu livro “Wonderland: How Gaming Created the Modern World”, argumenta que o prazer tem sido um promotor de mudança, tão importante quanto a necessidade. Em outro texto, Visão de Futuro afirma que, nesta era marcada pelo imediatismo, é bem-sucedido quem usa processos complexos de tomada de decisão, pensa diacronicamente e calcula as consequências de longo prazo de suas ações.

Publicidade

Infelizmente, em quase todas as sociedades ocidentais, a maioria dos cidadãos sente que os políticos ficaram no passado olhando para o próprio umbigo. Acham que as pessoas compartilham problemas de festas, que cheiram a naftalina. As pessoas têm seus próprios problemas e exigem ser cuidadas.

Ele sente que a maioria dos políticos forma alianças para distribuir cargos ou contratos. A imprensa diz abertamente que certa facção da Frente de Todos ganhou uma nova caixa, conta as caixas que conquista para financiar a política.

Os diretores são escolhidos não por sua prontidão para fazer as empresas estatais sirvam ao povo, mas por seu grau de entusiasmo partidário. Eles não estão procurando eficiência, mas para entregar contratos a militantes ou obter dinheiro negro para fazer proselitismo. Há funcionários do mais alto nível, dedicados quase exclusivamente a conseguir a impunidade dos camaradas que se tornaram muito ricos cometendo crimes.

Publicidade

O assunto da riqueza é um oxímoro entre aqueles que pregam a pobreza. Eles demonizam os ricos que fizeram fortuna produzindo, e ao mesmo tempo acumulam quantidades de bens improdutivos, obtidos à sombra do poder. Eles fazem isso com um verniz ideológico de esquerda que indigna aqueles que realmente lutaram pela revolução, mas excita aqueles que anseiam por ondas que não compreendem.

O motorista do líder torna-se um magnata que pode comprar uma cadeia de mídia com mais de cem milhões de dólares em uma mala, o jardineiro é um milionário, as secretárias aparecem com centenas de milhões de dólares e compram imóveis em vários países, um funcionário de sua O banco torna-se dono de uma das maiores construtoras do país e grande proprietário de terras. Quando eles invadem sua casa, encontram quase duzentos carros. Novos sabores ricos.

A família real afirma ter uma enorme fortuna em dinheiro, hotéis e propriedades de todos os tipos. Alguns de seus membros têm origens humildes, tendo vivido toda a sua vida como funcionários do Estado.

Outros não trabalharam nem estudaram, mas têm enormes fortunas e aspiram a liderar o país em meio a uma revolução de inteligência. Todo mundo sabe que é assim.

Nos grupos focais organizados com seus apoiadores, surgem justificativas para a anomia. “Ele era muito pobre, queria fazer política, para isso era preciso dinheiro, tinha que roubar.” Seu caso não é o dos corruptos que se envolvem na política com o dinheiro que herdaram da família e usam sua fortuna para obrigar os pobres que querem lutar por ideais a cometer crimes.

Neste momento a dialética do senhor e do escravo, de que falava Hegel, que explica esse tipo de relação está em crise. Funciona quando o senhor se assume como tal e o escravo o aceita, renuncia aos seus impulsos para satisfazer o desejo de dominação do senhor em troca de uma gratificação.

O estado oferece benefícios tanto para senhores quanto para escravos. Na multidão de empresas pobres, os dirigentes são muito ricos e afundados em ativos, que convivem com as contradições dessa riqueza que escondem e ao mesmo tempo exibem, e também por causa das lutas pelo controle das máfias.

Existem dirigentes sindicais que possuem dezenas de carros e mansões de alto padrão, mantêm milícias de bandidos, muitas vezes vivem de chantagens e outras atividades ilegais, ligadas a bares bravos, que não são organizados por motivos esportivos, mas para servir de grupos de choque, para controlar territórios e gerenciar atividades como o tráfico de drogas.

Não é o sindicalismo que a esquerda organizou no século passado para fazer a Revolução, mas o que AMLO descreve no México como “sindicalismo charro”, uma degeneração criminosa da luta social. Nesse país, com um governo de esquerda, as atividades habituais dos caminhoneiros argentinos que chantageiam as empresas bloqueando suas atividades seriam combatidas imediatamente. Os líderes da esquerda não defendem ideias corporativistas.

A pirâmide da pobreza fornece subsídios a mais da metade da população do país e fornece liquidez a líderes de certa tendência. Aliás, a formação deste não foi de Trotsky ou outro pensador revolucionário, mas do general Onganía, um católico fundamentalista de extrema direita.

“Existem dirigentes sindicais que têm dezenas de carros de luxo e mansões.”

Durante anos, o peronismo distribuiu subsídios em troca dos favorecidos sair alguns dias por semana para participar de manifestações e outras atividades políticas. Funcionou bem quando os senhores ficaram ricos e os escravos conseguiram algo que os satisfez.

Embora tenhamos cerca de 50% de pobres, os despossuídos da Venezuela, Nicarágua e outros países chegam à Argentina. Os argentinos não são encontrados nos bairros de outros lados.

Luis D’Elía pode usá-los para atacar o Supremo Tribunal pedindo que os magistrados sejam eleitos pelo povo, imaginando um Tribunal composto por ele, Pata Medina e Caballo Suárez, para que tenhamos uma Justiça confiável. Nesse momento de angústia, é isso o que mais preocupa quem assiste à manifestação?

Mas com a inflação descontrolada, os subsídios evaporam, representam cada dia menos. O dinheiro não é suficiente para manter o padrão de vida há dois anos. A sociedade da internet faz com que todos tenham mais aspirações. Os escravos querem viver como seus senhores. Eles não precisam estudar muito para competir com a maioria dos cientistas que compõem este governo.

“Se o problema não for tratado com seriedade, a pirâmide dos pobres explodirá a qualquer momento, como aconteceu no Líbano, com estrutura semelhante.”

Não se trata de continuar improvisando, distribuindo geladeiras, impondo preços artificiais que levam à escassez. É bom que consultem profissionais que tenham o conhecimento e a experiência necessários para analisar a situação e orientar como a comunicação pode ser revertida.

Existem profissionais competentes, com ideias compatíveis com as do Governo, escute-os. Procure os melhores que existem e contrate-os, mesmo que custem muito. A campanha eleitoral mais cara é a que se perde e, para um governo, o mais caro é chegar a uma crise apocalíptica. Custa muito ao povo, ao país e aos governantes. O país está próximo de um problema dessa dimensão.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Perfil Brasil.

*Texto publicado originalmente no site Perfil Argentina.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.