Eleição na França

Projeção indica reeleição de Macron com 58,2% dos votos

Macron disputou o segundo turno com a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen.

projecao-indica-reeleicao-de-macron-com-582-dos-votos
Emmanuel Macron (Crédito: Hannibal Hanschke – Pool/Getty Images)

Projeções divulgadas pela imprensa francesa apontam que o presidente Emmanuel Macron será reeleito ao vencer o segundo turno deste domingo (24) contra a representante da extrema direita Marine Le Pen. Segundo a estimativa inicial do Instituto Ipsos, Macron possui 58,2% dos votos e Le Pen 41,8%.

Publicidade

Com a confirmação dessas projeções, Macron será primeiro presidente a ser reeleito na França desde Jacques Chirac (1995-2007). Na última eleição presidencial em 2017, Macron também disputou o segundo turno com a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen. 

Após as projeções, durante um discurso Le Pen admitiu a derrota. Para ela o seu resultado é uma vitória para o movimento político que ela representa.

O presidente do conselho da União Europeia, Charles Michel se manifestou em uma publicação. “Parabéns carinhoso querido Emmanuel Macron. Nestes tempos turbulentos, precisamos de uma Europa sólida e de uma França totalmente comprometida com uma União Europeia mais soberana e mais estratégica. Podemos contar com a França mais 5 anos.”

A presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen também parabenizou o atual presidente da França nas redes sociais. “Caro Emmanuel Macron, parabéns pela sua reeleição como Presidente da República. Estou ansioso para continuar nossa excelente cooperação. Juntos, vamos fazer avançar a França e a Europa.”

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.