Conflito Rússia X Ucrânia

Putin só encontrará Zelensky com documento de acordo pronto

Até o momento não houve reunião entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

a-condicao-para-encontro-de-putin-com-zelensky-e-um-documento-de-acordo-pronto
Presidente da Rússia, Vladimir Putin (Crédito: Peter Muhly – WPA Pool/Getty Images)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin só encontrará o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky com o documento de acordo pronto para os líderes assinarem, segundo afirmou o Kremlin nesta quinta-feira (14).

Publicidade

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse a repórteres que o presidente Putin nunca recusou uma reunião com o presidente Zelensky, mas que existem certas condições para que isso aconteça, como exemplo, saber  o texto do documento de acordo a assinar.

Desde o início da invasão o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pediu para conversar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, mas até o momento nenhuma reunião entre os dois aconteceu.

Conflito Rússia e Ucrânia

No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu a Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças, Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Um dos motivos desta invasão é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente, sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.

Publicidade

Vários líderes mundiais vem se manifestando contra a guerra na Ucrânia. Muitos relatam sobre o sofrimento que a população tem sofrido. Nesta quinta-feira (14), o Secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres disse que a população da Ucrânia não pode aguentar a violência que está a sofrer.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.