Rússia dispara mísseis contra Ucrânia

O governo ucraniano relatou que mais de 40 soldados foram mortos e dezenas ficaram feridos. “Uma guerra em grande escala na Europa começou”, disse o conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak

Rússia dispara mísseis contra Ucrânia
Pessoas ficam ao redor de uma estrutura danificada causada por um míssil em Kiev, Ucrânia (Créditos: Chris McGrath/Getty Images)

A Ucrânia foi atacada por mísseis nessa quinta-feira (24), disparados pela Rússia. As sirenes alertaram a população na capital Kiev e as pessoas se aglomeraram nas estações de trem e foram para as estradas, com o anúncio do governo de que a ex-república soviética estava invadindo o país, segundo a agência de notícias AP. O governo ainda relatou que mais de 40 soldados foram mortos e dezenas ficaram feridos.

Publicidade

“Uma guerra em grande escala na Europa começou”, disse o conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak. “A Rússia não está apenas atacando a Ucrânia, mas as regras da vida normal no mundo moderno.”

O presidente russo, Vladimir Putin negou durante semanas que tinha planos de invadir a Ucrânia. Agora, em um discurso televisionada, afirmou que o ataque tinha como objetivo proteger civis no leste da Ucrânia. Alegação que segundo os Estados Unidos é falsa, utilizada apenas como pretexto para a ação.

Ao anunciar uma grande operação militar, Putin, lembrou do arsenal nuclear de seu país e ameaçou qualquer país estrangeiro que tentar interferir. Putin afirmou que se isso ocorrer vão acontecer “consequências que você nunca viu”, segundo a agência de notícias AP.

Publicidade

O porta-voz do presidente russo relatou nessa quinta-feira (24), que a Rússia não pretende ocupar a Ucrânia, e quer apenas “desmilitarizá-la”.

O ataque começou quando o Conselho de Segurança estava realizando uma reunião de emergência para impedir uma invasão, de acordo com a Associated Press. Membros do conselho, mesmo sem informações sobre os ataques e explosões, pediam para que o presidente russo renunciasse de sua posição. O secretário-geral Antonio Guterres abriu a reunião, pouco antes do anúncio, dizendo a Putin: “Dê uma chance à paz”.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.