Rússia planeja exercício nuclear estratégico, diz Reino Unido

Rússia planeja exercício nuclear estratégico, diz Reino Unido
Ele disse ainda que, o Reino Unido ainda pode enviar mais tropas para dar apoio a seus aliados nos leste e sul da Europa (Créditos: Alexander Vilf – Host Photo Agency via Getty Images )

O secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, disse nesta quinta-feira (10) que a Rússia planeja iniciar um exercício estratégico nuclear em breve. De acordo com a CNN, o secretario alertou que as ações do Kremlin estão indo na direção errada, apesar dos esforços para encontrar uma solução diplomática.

Publicidade

Wallace disse que a Grã-Bretanha teve acesso a informações de inteligência de que a Rússia estava engajando em planos para as chamadas operações de “bandeira falsa” como um pretexto para invadir a Ucrânia, além de realizar ataques cibernéticos e outras atividades desestabilizadoras.

“Apesar da conversa, a direção da viagem está no caminho errado”, disse Wallace à rádio BBC. “Os russos ainda estão aumentando seus grupos táticos de batalhão. […] Eles estão planejando iniciar um exercício estratégico nuclear em breve e, de fato, vemos mais atividade em outros lugares.”

Ele disse ainda que, o Reino Unido ainda pode enviar mais tropas para dar apoio a seus aliados nos leste e sul da Europa, caso seja necessário. E ainda acrescentou que, no momento, considera “lento” o progresso na tentativa de resolver a crise da Ucrânia.

“Putin disse que se a Ucrânia se juntar à OTAN , a guerra nuclear acontecerá com certeza. EUA, Reino Unido e OTAN também estão fazendo exercícios de guerra conjuntos para dizer à Rússia que estão prontos para a guerra. Significa que o mundo está muito próximo da 3ª guerra mundial. Putin sempre faz o que manda.”

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.