Conflito Rússia x Ucrânia

Rússia usa mísseis de longo alcance pela primeira vez, afirma Ucrânia

A declaração foi feita pelo porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano, Oleksandr Motuzyanyk. Ainda, ele afirmou que a situação em Mariupol é “difícil” neste momento

russia-usa-misseis-de-longo-alcance-pela-primeira-vez-afirma-ucrania
Militares ucranianos (Créditos: Brendan Hoffman/Getty Images)

A Rússia utilizou mísseis de longo alcance pela primeira vez em ataque a Mariupol nesta sexta-feira (15), de acordo com a Ucrânia. De acordo com as autoridades, essa ofensiva com mísseis era para tentar tomar o controle da cidade.

Publicidade

A declaração em relação ao uso de mísseis foi feita pelo porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano, Oleksandr Motuzyanyk. Ainda, ele afirmou que a situação em Mariupol é “difícil” neste momento. O governo ucraniano afirmou nessa semana que teme perder o controle da cidade, de acordo com o portal G1.

O governo da Rússia afirmou ter tomado o controle da usina de aço Ilyich. Mas, Motuzyanyk, porta-voz da Ucrânia, afirmou que uma “batalha ativa” acontece neste momento no local.

 

Entenda o conflito

Desde o dia 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Publicidade

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.