Russos fizeram 150 reféns em escola na Ucrânia

Os reféns podiam sair as vezes, mas na maior parte ficavam sentados no escuro e no frio

O governador de Chernihiv, Viacheslav Chaus, informou nesta segunda-feira (4), que as tropas russas fizeram pelo menos 150 reféns em uma escola na aldeia de Yahdine. Segundo Chaus, pessoas ficaram presas no porão e passaram fome. Entre os reféns estavam mulheres e crianças.

Publicidade

De acordo com o portal UOL, Chaus afirmou que “os ocupantes russos fizeram 150 reféns, incluindo mulheres e crianças. Os que morreram foram deixados ao lado dos vivos e as pessoas que sobreviveram passaram fome e sofreram de medo, dor e desespero”. Além disse, o político disse que as condições sanitárias eram ruins. Os ucranianos utilizavam um balde como vaso sanitário.

Ainda sobre o relato de Chaus, os reféns podiam sair as vezes, mas na maior parte ficavam sentados no escuro e no frio. Crianças escreveram o hino ucraniano nas paredes do porão. O jornal “Kyiv Independent” informou que Yahidne e outras duas aldeias Kolychivka e Ivanivka, foram libertadas pelos militares ucranianos.

Conflito Rússia e Ucrânia

No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu a Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças, Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Um dos motivos desta invasão é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente, sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.

Publicidade

Recentemente o chefe da ONU, Filippo Grandi visitou a Ucrânia e pediu o fim da guerra.

*Este texto contém informações retiradas do portal UOL.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.