Tiroteio em Nova York

Suspeito de ataque no metrô em NY é condenado sem fiança

Um juiz federal ordenou que Frank R. James fosse detido até o julgamento, depois que os promotores disseram que ele realizou um tiroteio “totalmente premeditado” que deixou pelo menos 30 feridos.

suspeito-de-ataque-no-metro-em-ny-e-condenado-sem-fianca
Frank R. James (Crédito: Twitter/NYPD)

Frank R. James, que os promotores federais disseram ter realizado um ataque violento e bem planejado ao sistema de metrô de Nova York nesta semana, foi condenado a ser detido sem fiança nesta quinta-feira (14), durante sua primeira aparição em um tribunal federal. Seus advogados pediram a um juiz que garantisse que James recebesse cuidados psiquiátricos na prisão e, mais tarde, disseram que seu cliente havia ligado para uma linha de denúncia para se entregar.

Publicidade

A breve aparição inicial de James no tribunal marcou uma nova etapa em um caso que chocou uma cidade já preocupada com o crime e a segurança. Foi o crime mais sangrento no sistema de transporte público da cidade em quase quatro décadas, e ocorreu quando muitos nova-iorquinos estavam voltando com apreensão às rotinas da vida pré-pandemia.

Os promotores dizem que James detonou uma bomba de fumaça em um vagão do metrô lotado, depois disparou uma saraivada de balas contra a multidão, transformando um trajeto matinal em uma cena de caos sangrento. Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas, segundo promotores federais.

“O réu abriu fogo assustadoramente contra passageiros em um trem do metrô lotado, interrompendo seu trajeto matinal de uma maneira que esta cidade não via há mais de 20 anos”, disse Sara K. Winik, advogada assistente dos EUA, no tribunal nesta quinta-feira (14). “O ataque do réu foi premeditado; foi cuidadosamente planejado; e causou terror entre as vítimas e toda a nossa cidade.”

O Sr. James é acusado de realizar um ataque terrorista em um sistema de transporte de massa, e pode pegar prisão perpétua se for condenado.

Publicidade

Os promotores federais pediram que James fosse detido até seu julgamento, argumentando que sua “mera presença fora da custódia federal representa um sério risco de perigo para a comunidade”.

Os advogados de James disseram que não se opuseram à detenção de James, mas pediram ao magistrado que garantisse que ele recebesse uma avaliação psiquiátrica e outros cuidados médicos no Metropolitan Detention Center do Brooklyn, onde ele está detido.

Durante breves comentários no tribunal e em um processo, promotores federais pintaram a imagem de um homem desvinculado da sociedade cumpridora da lei, que havia planejado cuidadosamente cada passo do ataque, incluindo seu plano para evitar a captura.

Publicidade

Em seu arquivamento, os promotores disseram que James entrou no sistema de metrô na manhã nessa terça-feira (12) disfarçado, usando um capacete amarelo e uma jaqueta laranja com fita refletiva. No trem, ao se aproximar da estação da 36th Street em Sunset Park, Brooklyn, ele disparou “aproximadamente 33 tiros a sangue frio contra passageiros aterrorizados que não tinham para onde correr e onde se esconder”, escreveram os promotores federais, acrescentando que o tiroteio poderia ter acabou em um massacre.

Do lado de fora do tribunal nesta quinta-feira (14), Mia Eisner-Grynberg, advogada nomeada pelo tribunal para James, disse que seu cliente merecia um julgamento justo, alertando que “relatórios iniciais” da polícia e dos meios de comunicação “podem ser imprecisos”.

“Todos nós ainda estamos aprendendo sobre o que aconteceu naquele trem e alertamos contra uma pressa no julgamento”, disse ela. “O que sabemos é o seguinte: ontem, o Sr. James viu sua fotografia no noticiário. Ele chamou o Crime Stoppers para ajudar. Ele disse a eles onde estava.”

Publicidade

Os promotores federais escreveram em seu memorando que, embora o longo registro de prisão de James , quase uma dúzia de crimes de baixo nível, incluindo ameaça imprudente, furto e invasão de propriedade possa parecer “normal”, ele pinta “um retrato de uma pessoa com uma propensão a desafiar autoridade e que não pode ou não quer conformar sua conduta à lei”.

Embora os amplos detalhes do ataque dessa terça-feira (12), de manhã tenham sido bem estabelecidos, os promotores não descreveram um motivo potencial para o que eles dizem que James fez, embora a queixa criminal observe que James postou vídeos nas mídias sociais registrando queixas furiosas em um amplo variedade de tópicos.

Também não está claro por que uma linha de trem que corta bairros com muitos imigrantes no Brooklyn, como Sunset Park, lar de imigrantes de muitos países asiáticos e latino-americanos, se tornou alvo de um tiroteio brutal. E era incerto o que o Sr. James fez entre o momento do ataque e sua captura no dia seguinte.

Publicidade

Nas horas após o tiroteio, a polícia descobriu uma coleção de pertences no trem, incluindo uma pistola Glock 9 milímetros, três carregadores de munição e um cartão de crédito com o nome de James. Eles também encontraram munição e outras armas em uma unidade de armazenamento e um apartamento alugado pelo Sr. James, observaram os promotores.

Ele foi capturado pelas autoridades na tarde de quarta-feira, perto de um McDonald’s no East Village, cerca de 29 horas depois de uma extensa caçada que contou com várias agências federais e estaduais e centenas de policiais. A prisão ocorreu sem luta, com uma onda de ligações, vídeos e tweets de nova-iorquinos dizendo que ajudaram a identificá-lo ou o viram antes de sua prisão.

*Por – Troy Closson — The New York Times

*Contribuição — Michael Gold e Sean Piccoli.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Perfil Brasil

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.