Talibã proíbe a exibição de filmes com mulheres no Afeganistão e obriga o uso de véu por jornalistas

Normas impostas para empresas de mídia no Afeganistão preocupam organizações internacionais

Talibã proíbe a exibição de filmes com mulheres no Afeganistão e obriga o uso de véu por jornalistas
Desde a retomada do poder pelos talibãs no país, mulheres afegãs passaram a vestir o hijab em público. (Crédito: Jon Cherry/ Getty Images)

O governo talibã do Afeganistão anunciou na última terça-feira (23) uma série de normas para empresas de mídia no país, entre elas está a proibição de filmes e dramas televisivos com atrizes mulheres nas TVs do país.

Publicidade

Além disso, o grupo extremista islêmico disse que as jornalistas e âncoras de programas de notícia terão que usar obrigatoriamente o hijab – uma espécie de lenço islâmico sobre a cabeça.

Junto com as normas, o Talibã anunciou que os conteúdos que descumpram com os “valores islâmicos ou afegãos” serão banidos.

Desde a retomada do poder pelos talibãs no país, mulheres afegãs passaram a vestir o hijab em público, mas a obrigação do é motivo de preocupação de ativistas de direitos humanos no mundo.

“Aqueles programas em que mulheres atuaram, não deverão ir pro ar”, disse um porta-voz do Ministério de Vícios e Virtudes do Afeganistão.

Publicidade

Entre os críticos do anúncio estão os observadores da Humans Right Watch (HRW), que disseram que a liberdade de mídia e imprensa estão se deteriorando no país.

Patricia Gossman, diretora da HRW, disse em um comunicado,  que a retirada das mulheres da mídia e das artes “é devastadora”.

Em agosto deste ano, no início da retomada ao poder, membros do Talibã haviam apresentado um discurso mais moderado e prometido maiores liberdades às mulheres.

Publicidade

No regime anterior talibã no Afeganistão, durante os anos de 1996 a 2001, o grupo extremista suprimiu os direitos das mulheres afegãs e restringiu suas liberdades mais simples, como estudar, trabalhar ou sair sozinhas.

“Autoridades talibãs no Afeganistão estão ameaçando jornalistas e impondo regras restritas para a mídia.

Novas normas ditam a vestimenta de jornalistas mulheres na televisão e proíbem novelas e programas de entretenimento com atrizes mulheres.”

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.