Temendo ataque da Rússia, soldados da Ucrânia protegem monumento no centro de Odessa

Na região central, a casa da ópera também foi revestida por sacos de areia. Guardas e veículos militares estão de prontidão nos locais

Temendo ataque da Rússia, soldados da Ucrânia protegem monumento no centro de Odessa
Há quase 200 anos atrás, a representação em bronze foi inaugurada, em 1928, e fica no topo da Escadaria Potemkin (Créditos: Divulgação / Redes Sociais – Reuters)

Odessa, no sul da Ucrânia, está se preparando para um possível ataque da Rússia, e cobriu seu mais famoso monumento, a estátua do duque de Richelieu, com diversos sacos de areia para tentar proteger.

Publicidade

Há quase 200 anos atrás, a representação em bronze foi inaugurada, em 1928, e fica no topo da Escadaria Potemkin, lance de escadas que aparece no filme “Encouraçado Potemkin”, de 1925, considerado um clássico dos cinemas.

Na região central, a casa da ópera também foi revestida por sacos de areia. Guardas e veículos militares estão de prontidão nos locais. A cidade portuária tem por ser atingida, por sua posição estratégica no Mar Negro. Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, disse nesta semana que a Rússia se prepara para atacar o local, e que um ataque lá seria um “crime histórico”.

Odessa é a terceira cidade mais populosa da Ucrânia, com mais de um milhão de habitantes. Os moradores da região, tem deixado o município desde o início do conflito com as forças russas, há 15 dias atrás.

“Monumento ao Duque De Richelieu (1928) em Odessa coberto de sacos de areia. Ucrânia”

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.