Trump teve papel nas propostas para apreender máquinas de votação

Novos relatos mostram que o ex-presidente estava mais diretamente envolvido do que se sabia nos planos desenvolvidos por assessores externos para usar agências de segurança nacional para buscar evidências de fraude

trump-teve-papel-nas-propostas-para-apreender-maquinas-de-votacao
Ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Crédito: Alex Wong/Getty Images)

Seis semanas após o dia da eleição, com o poder caindo, o ex-presidente Donald J. Trump orientou seu advogado, Rudolph W. Giuliani, a fazer uma ligação notável. Trump queria que ele perguntasse ao Departamento de Segurança Interna se ele poderia assumir legalmente o controle das urnas em estados importantes, disseram três pessoas familiarizadas com o assunto.

Publicidade

Giuliani fez isso, ligando para o vice-secretário interino do departamento, que disse que não tinha autoridade para auditar ou apreender as máquinas.

Trump pressionou Giuliani a fazer essa investigação depois de rejeitar um esforço separado de seus assessores externos para que o Pentágono assumisse o controle das máquinas. E o contato com o Departamento de Segurança Interna veio pouco depois de Trump, em uma reunião no Salão Oval com o procurador-geral William P. Barr, levantar a possibilidade de o Departamento de Justiça apreender as máquinas, uma sugestão anteriormente não divulgada de que o Sr. Barr imediatamente abateu.

As novas contas mostram que Trump estava mais diretamente envolvido do que se sabia anteriormente na exploração de propostas para usar suas agências de segurança nacional para apreender urnas eletrônicas, enquanto buscava sem sucesso evidências de fraude que o ajudariam a reverter sua derrota nas eleições de 2020, de acordo com o jornal e pessoas familiarizadas com os episódios.

A existência de propostas para usar pelo menos três departamentos federais para ajudar na tentativa de Trump de permanecer no poder é conhecida publicamente. As propostas envolvendo o Departamento de Defesa e o Departamento de Segurança Interna foram codificadas por assessores na forma de projetos de ordens executivas.

Publicidade

Mas as novas contas fornecem uma nova visão sobre como o ex-presidente considerou e até certo ponto pressionou os planos, que teriam levado os Estados Unidos a um território desconhecido usando a autoridade federal para assumir o controle dos sistemas de votação administrados pelos estados em bases infundadas de amplo fraude eleitoral.

As pessoas familiarizadas com o assunto foram informadas sobre os eventos pelos participantes ou tiveram conhecimento em primeira mão deles.

Os relatos sobre as urnas eletrônicas surgiram depois de um fim de semana quando Trump declarou em um comício no Texas que poderia perdoar pessoas acusadas de invadir o Capitólio em 6 de janeiro passado se fosse reeleito. Em um comunicado divulgado após o comício, Trump também sugeriu que seu vice-presidente, Mike Pence, poderia pessoalmente “anular a eleição” ao se recusar a contar os delegados do Colégio Eleitoral que haviam prometido votar em Joseph R. Biden. Jr.

Publicidade

As novas informações ajudam a detalhar como o projeto de ordens executivas para apreensão das urnas eletrônicas surgiu e aponta em particular para o papel fundamental desempenhado por um coronel aposentado do Exército chamado Phil Waldron.

De acordo com pessoas familiarizadas com as contas, Waldron, logo após a eleição, começou a dizer aos associados que havia encontrado irregularidades nos resultados das votações que ele considerava sugestivas de fraude. Ele então teve a ideia de ter uma agência federal como os militares ou o Departamento de Segurança Interna confiscando as máquinas para preservar as evidências.

Waldron propôs pela primeira vez a noção do envolvimento do Pentágono ao ex-conselheiro de segurança nacional de Trump, Michael T. Flynn, com quem ele diz ter servido na Agência de Inteligência de Defesa.

Publicidade

Os planos estavam entre uma série de opções apresentadas a Trump nos tumultuados dias e semanas que se seguiram à eleição, desenvolvida por um grupo ad hoc de advogados como Sidney Powell e outros aliados, incluindo Flynn e Waldron. Esse grupo muitas vezes se viu em desacordo com Giuliani e seu colega de longa data Bernard Kerik, bem como com o advogado de Trump na Casa Branca, Pat A. Cipollone, e sua equipe.

Na mesma época em que Trump mencionou a possibilidade de o Departamento de Justiça confiscar as urnas, por exemplo, ele também tentou persuadir os legisladores estaduais em estados contestados como Michigan e Pensilvânia a usar agências policiais locais para assumir o controle delas, disseram pessoas familiarizadas com o assunto. Os legisladores estaduais se recusaram a concordar com o plano.

A reunião com Barr ocorreu em meados do final de novembro, quando Trump levantou a ideia de que o Departamento de Justiça poderia ser usado para apreender máquinas, segundo duas pessoas familiarizadas com o assunto. Trump disse a Barr que seus advogados lhe disseram que o departamento tinha o poder de apreender máquinas como prova de fraude.

Publicidade

Trump mencionou um estado específico que usou máquinas construídas pela Dominion Voting Systems, onde seus advogados acreditavam que havia fraude, embora não esteja claro a qual estado Trump estava se referindo. Barr, que havia sido amplamente informado naquele momento por policiais federais sobre como as teorias defendidas pela equipe jurídica de Trump sobre as máquinas do Dominion eram infundadas, disse a Trump que o Departamento de Justiça não tinha base para apreender o máquinas porque não havia nenhuma causa provável para acreditar que um crime havia sido cometido.

Foi somente depois que várias opções iniciais foram esgotadas que Waldron lançou a ideia de usar outras partes do governo federal para apreender as máquinas tanto para Giuliani quanto para membros da equipe jurídica de Trump, e para Flynn e seus próprios associados, incluindo a Sra. Powell e Patrick Byrne, um rico executivo de negócios que financiou muitos dos esforços para contestar a eleição.

Waldron, dono de um bar e destilaria nos arredores de Austin, Texas, era conhecido anteriormente por ter distribuído uma apresentação em PowerPoint de 38 páginas para legisladores e assessores da Casa Branca cheia de planos extremistas para derrubar a eleição.

Giuliani se opôs veementemente à ideia de militares participarem da apreensão de máquinas, segundo duas pessoas familiarizadas com o assunto. O conflito entre ele e sua equipe jurídica e Flynn, Powell e Byrne chegou ao auge em 18 de dezembro de 2020, durante uma reunião com Trump no Salão Oval.

Na reunião, Flynn e Powell apresentaram a Trump uma cópia do projeto de ordem executiva autorizando os militares a supervisionar a apreensão de máquinas. Depois de lê-lo, Trump convocou Giuliani ao Salão Oval, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto. Quando Giuliani leu o projeto de ordem, ele disse a Trump que os militares só poderiam ser usados ​​se houvesse evidências claras de interferência estrangeira na eleição.

Powell, que passou o mês passado entrando com processos alegando que a China e outros países haviam invadido as urnas de votação, disse que tinha essas evidências, disse a pessoa. Mas Giuliani estava convencido de que os militares não deveriam ser mobilizados, disse a pessoa, e Trump finalmente atendeu seu conselho.

Logo após a reunião do Salão Oval, Waldron alterou o projeto de ordem executiva, sugerindo que, se o Departamento de Defesa não pudesse supervisionar a apreensão de máquinas, o Departamento de Segurança Interna poderia, disse a pessoa.

Naquela época, Trump pediu a Giuliani que ligasse para Kenneth T. Cuccinelli II, vice-secretário interino do Departamento de Segurança Interna, para perguntar sobre a viabilidade da proposta, segundo duas pessoas familiarizadas com o assunto. O Sr. Cuccinelli disse que as autoridades de segurança interna não podem participar do plano.

Tudo isso estava acontecendo em meio a uma acrimônia aberta entre assessores da Casa Branca e conselheiros externos sobre a melhor forma e até onde prosseguir com os esforços para perseguir as alegações de fraude de Trump na eleição. Naquele mesmo mês, durante uma reunião sobre outro assunto, Trump perguntou a Cuccinelli o que ele achava de nomear um advogado especial para investigar fraudes eleitorais. Cuccinelli, de acordo com duas pessoas informadas sobre a conversa, disse que não era uma boa ideia por vários motivos.

Quando Flynn, Powell e Byrne chegaram à Casa Branca para discutir seu plano de usar as forças armadas para apreender máquinas de votação, eles não foram autorizados a entrar no Salão Oval por um porteiro típico, como Mark Meadows, o representante de Trump, chefe de gabinete. Em vez disso, eles foram escoltados por Garrett Ziegler, um jovem assessor de outro conselheiro de Trump, Peter Navarro, de acordo com o relato de Ziegler.

“Acenei para o general Flynn e Sidney Powell na noite de sexta-feira do dia 18 – para o qual o escritório de Mark Meadows revogou meus privilégios de convidado”, disse Ziegler em um podcast, acrescentando que o fez porque estava “frustrado com o atual advogado” que Trump estava recebendo.

Até mesmo Giuliani, que passou semanas vendendo algumas das alegações mais ultrajantes sobre fraude eleitoral, sentiu que a ideia de trazer os militares estava além dos limites.

Depois que Flynn e Powell deixaram o Salão Oval, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto, Giuliani previu que os planos que eles estavam propondo levariam Trump ao impeachment.

“Trump usa uma linguagem que ele sabe que causou a violência de 6 de janeiro; sugere que ele perdoe os réus de 6 de janeiro, alguns dos quais foram acusados ​​de conspiração sediciosa; ameaça promotores; e admite que estava tentando derrubar a eleição. Ele faria tudo de novo se tivesse a chance.”

*Por – Alan Feuer, Maggie Haberman, Michael S. Schmidt e Luke Broadwater – The New York Times

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Perfil Brasil.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.