Tsunami atinge ilhas de Tonga e Samoa Americana

As ondas de mais de um metro começaram após a erupção de um vulcão submarino

tsunami-atinge-ilhas-de-tonga-e-samoa-americana
Erupção do Vulcão Submarino (Crédito: Reprodução / Twitter @Taticru79846829)

Ondas de tsunami atingiram as ilhas de Tonga e Samoa Americana neste sábado (15). O Tsunami aconteceu, após a erupção de um vulcão submarino, que explodiu no Pacífico do Sul. Segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, as ondas eram de mais de um metro na capital de Tonga e de 60 centímetros na capital da Samoa Americana.

Publicidade

Na sexta-feira (14), o vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai, localizado a 65 quilômetros da capital de Tonga, entrou em erupção pela primeira vez e enviou uma nuvem de cinzas e um vapor de gás para o ar. Neste sábado (15), também houve registro de erupção e cinzas caiam no céu de Nuku’alofa.

Segundo informou a RZN, rei Tupou VI de Tonga foi evacuado do Palácio Real depois que o tsunami inundou a capital. Os Serviços Meteorológicos de Tonga, afirmaram que o alerta não é somente para tsunamis, pois também servem para chuvas fortes, inundações repentinas e ventos fortes em terras e águas costeiras.

Outros lugares como a Ilha Norte da Nova Zelândia, e a costa oeste dos Estados Unidos, da Califórnia ao Alasca devem ficar em alerta para tsunamis. De acordo com à CNN, as observações atuais são de que a onda tem um a dois pés de altura em direção à costa do Pacífico continental dos Estados Unidos. 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.