Ucrânia precisará de energia mais do que armas

*Por Martín De Angelis – Cientista político da UBA, Mestre em Estratégia e Geopolítica pela Escuela Superior de Guerra de la Nación e Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics

Ucrânia precisará de energia mais do que armas
Mais de 42% do gás importado pela União Europeia veio da Rússia e foi usado para produzir até 20% da eletricidade (Crédito: Omar Marques/ Getty Images)

A Europa enfrenta uma crise energética sem precedentes, nada poderia prepará-los para um cenário tão complexo quanto o atual, mas a Ucrânia precisará mais de energia do que de armas.

Publicidade

Mais de 42% do gás importado pela União Europeia veio da Rússia e foi usado para produzir até 20% da eletricidade. O cancelamento da homologação do gasoduto Nordstream-2, somado às sanções econômicas contra o setor energético russo, terá um impacto profundo na frágil matriz energética europeia, que em breve enfrentará um desafio ainda maior. À medida que a Ucrânia esgota suas reservas estratégicas de carvão e perde suas principais usinas térmicas e nucleares para a Rússia, a Europa terá que resolver o dilema político e econômico que implica a origem e o destino de sua energia.

Uma dependência nuclear. Embora a Ucrânia tenha uma capacidade instalada (55 GW) composta por 52% de usinas termelétricas fósseis (28 GW), hidrelétricas e renováveis ​​somando 22% (12 GW), a capacidade nuclear instalada é apenas 22% (13 GW) da que produz com maior constância devido à sua independência do clima e da oferta de combustível fóssil. Isso implica que a espinha dorsal do sistema elétrico do país continua sendo a energia atômica.

De acordo com a AIEA, a Agência Internacional de Energia Atômica, a Ucrânia gerou 149 GWh, dos quais cerca de 76G Wh2 vieram das usinas Khmelnitsky (tem dois reatores VVER mil), Rivne (dois reatores VVER mil e dois VVER-440), Sul da Ucrânia (três VVER mil reatores) e Zaporizhia (seis VVER mil reatores).

Os reatores projetados pelos soviéticos datam de meados da década de 1970 e são conhecidos como VVERs (da sigla russa Vodo-Vodyannoy Energeticheskiy Reactor). Eles funcionam por resfriamento por água leve pressurizada, uma arquitetura diferente do infame RMBK (reaktor bolshoy moshchnosty kanalny) refrigerado a água, mas moderado por hastes de controle de grafite encontradas em Chernobyl.

Publicidade

Os seis reatores de Zaporizhia representam 40% dos 13 GW de energia nuclear instalados no país. A ocupação da usina pelas tropas russas em 4 de março colocou em risco a estabilidade do fornecimento da rede elétrica ucraniana.

Conforme relatado pela Agência Reguladora de Energia Atômica da Ucrânia, dos 19 reatores nucleares, quatro desativados em Chernobyl e seis na usina Zaporizhia estão sob controle russo. A Rússia desativou quatro dos reatores de Zaporizhia, deixando apenas 7 GW de energia nuclear servindo à rede elétrica ucraniana, com os dois últimos provavelmente desativados. Isso deixaria a Ucrânia com apenas 5 GW de capacidade nuclear restante, colocando o máximo de estresse nas usinas hidrelétricas e termelétricas a carvão e gás, que terão que compensar o déficit de energia.

Perdendo poder. Como a AIEA informou em 10 de março, o fogo de artilharia russa atingiu o centro nuclear experimental de Kharkov repetidamente, coincidindo com relatórios de empresas de energia ucranianas de que usinas e subestações estão sendo alvo de ataques russos.

Publicidade

Em resposta à perda da usina de Zaporizhia, a DTEK, principal empresa de energia da Ucrânia, aumentou a produção de usinas de energia fóssil para compensar a perda de energia, mas o problema é que a Ucrânia já estava entrando no inverno europeu com reservas alarmantemente baixas. gás e carvão, que são consumidos em ritmo acelerado.

Se a Rússia seguir em frente com seus planos de sitiar a histórica cidade portuária de Odessa antes de lançar um ataque anfíbio, suas tropas provavelmente tentarão apreender a Usina Atômica do Sul em Pervomaisk (3 GW), controlando assim quase 70% da energia atômica da Ucrânia e cortaria a energia das cidades costeiras para reforçar o cerco. Esse método já foi registrado em Mariúpol, com corte de energia elétrica, gás natural e água, dificultando a resistência local no inverno.

O dilema de um resgate de energia. Para amortecer o impacto do desvio do gasoduto que a Rússia planejou com o Nordstream-2 em 2021, a Alemanha concordou com a Ucrânia em apoiá-lo para evitar um possível déficit de energia. Na mesma linha, a comissária europeia para a Energia, a estoniana Kadri Simson, assinou um acordo com o governo ucraniano para sincronizar a matriz elétrica Entso-E (Rede Europeia de Operadores de Redes de Transmissão de Eletricidade) e assim tornar-se independente da antiga rede IPS. que reúne as nações da ex-URSS. Os testes de conexão coincidiram com a primeira ofensiva russa em fevereiro, e a capacidade de sincronização ainda não foi confirmada.

Publicidade

Paralelamente à invasão, a Rússia cortou o fornecimento de gás natural nos três principais gasodutos que atravessam a Ucrânia, Bratstvo (Irmandade), Soyuz (União) e Transbalcânico. Consciente desse profundo déficit energético, Moscou buscará assumir o controle das regiões do Leste e do Mar Negro, onde se encontram mais de 90% das reservas de gás da Ucrânia. Esse cenário, aliado à perda de grandes usinas nucleares e reservas de carvão, obrigaria o governo ucraniano a pedir à Alemanha e à UE que revertassem os fluxos de gás e eletricidade para sustentar os esforços de guerra na nação sitiada, aprofundando ainda mais a crise energética que o continente Está passando.

Surgirá a situação inusitada em que a Europa tenta resgatar energicamente a Ucrânia, comprando gás da Rússia enquanto a sitia? Isso não implicaria financiar o Kremlin para que ele desenvolva as mesmas agressões que a Europa exige parar? Como costuma acontecer na geopolítica, enviar material de guerra pode ser política e economicamente menos problemático do que enviar energia para a Ucrânia.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Perfil Brasil.

Publicidade

*Texto publicado originalmente no site Perfil Argentina.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.