União Europeia prevê receber até 5 milhões de refugiados ucranianos

De acordo com a Agência de Refugiados das Nações Unidas, mais de 1,7 milhão de pessoas já deixaram a Ucrânia, a maioria seguindo para a Polônia

União Europeia prevê receber até 5 milhões de refugiados ucranianos
Pessoas fugindo da Ucrânia devastada pela guerra recebem comida, roupas e produtos de higiene pessoal na principal estação ferroviária de Hauptbahnhof, Alemanha (Crédito: Hannibal Hanschke/ Getty Images)

O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, alertou nesta segunda-feira (7) que até 5 milhões de refugiados ucranianos podem fugir em direção aos países do bloco. “Essa é uma estimativa razoável. Não vimos um movimento tão grande de refugiados desde o final da Segunda Guerra Mundial”, disse Borrell, segundo o site da DW. 

Publicidade

O diplomata ainda informou que a União Europeia separou cerca de 100 milhões de euros para custear a resposta à primeira onda de refugiados. 

Na semana passada, os países da União Europeia chegaram a um acordo para conceder residência temporária a refugiados ucranianos da guerra. A medida de proteção temporária também será estendida aos deslocados internacionais que sejam de outras nacionalidades. 

De acordo com a Agência de Refugiados das Nações Unidas, cerca de 2 milhões de pessoas já deixaram a Ucrânia, a maioria seguindo para a Polônia. A ONU também estima que o número de deslocados internos na Ucrânia pode chegar a 12 milhões. Segundo o alto comissário da agência, Filippo Grandi, esta pode ser a maior crise de refugiados da Europa neste século.

“Hoje, a saída de refugiados da Ucrânia chega a dois milhões de pessoas. Dois milhões.”

Publicidade

Entenda a guerra da Ucrânia

As tropas da Rússia começaram a invadir a Ucrânia na quinta-feira (24) após ordem do presidente Vladimir Putin. O exército russo faz ofensivas por terra, ar e mar contra pontos estratégicos ucranianos, incluindo a capital Kiev e Kharkiv, segunda maior cidade do país. 

Militares russos também conquistam terreno no sul da Ucrânia. Pelo menos uma cidade portuária, Kherson, já foi tomada por eles. 

Publicidade

Um dos fatores que desencadeou o conflito foi a possibilidade da Ucrânia entrar na OTAN, aliança militar do Ocidente. O presidente russo Vladimir Putin não admite a possibilidade e exige que a Ucrânia se comprometa a nunca entrar na organização. 

O líder russo também argumenta que está realizando uma “operação especial” para proteger os russos que vivem em território ucraniano. Ao mesmo tempo, Putin diz que a Ucrânia está sob controle estrangeiro e que não merece ser um país independente.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.