Venda de carros elétricos na Europa supera a de modelos a diesel pela 1ª vez

A Volkswagen se manteve como a maior produtora de veículos elétricos na Europa ocidental

venda-de-carros-eletricos-na-europa-supera-a-de-modelos-a-diesel-pela-1ª-vez
(Crédito: Reprodução/Redes Sociais)

Segundo estimativas do analista de automóveis independente Matthias Schmidt, a venda de carros elétricos na Europa superou, em dezembro, a dos modelos a diesel pela primeira vez na história.

Publicidade

Mais de 20% dos novos carros vendidos em 18 mercados europeus, incluindo o Reino Unido, eram movidos a bateria, segundo dados de Schimidt fornecidos ao Financial Times. Graças à rígida regulamentação adotada em 2020, que obriga os fabricantes europeus a venderem seus veículos com baixas emissões de gases poluentes, as vendas de elétricos na Europa vêm aumentando constantemente.

As vendas de carros a diesel estão em declínio constante desde que se descobriu que a Volkswagen fraudou testes de emissões de motores instalados em 11 milhões de veículos. Na época, os modelos diesel representavam muito mais da metade dos veículos entregues nos 18 países europeus pesquisados.

“A marcha fúnebre do diesel está tocando sem parar desde setembro de 2015, quando o ‘dieselgate’ foi revelado, fazendo a VW traçar os primeiros planos do ID.3, 30 dias depois do estouro do escândalo”, disse Schmidt, referindo-se ao principal veículo elétrico da marca, que é vendido desde 2020.

Entretanto, a Volkswagen se manteve como a maior produtora de veículos elétricos na Europa ocidental no ano passado, vendendo mais de 310 mil carros movidos a bateria na região em 2021, do total de 3,5 milhões.

Publicidade

Schimdt acrescenta que ”enquanto diversos novos modelos elétricos atraíram novos consumidores, as proibições de veículos a diesel mais antigos em algumas cidades e maiores impostos para o diesel em mercados-chave tinham prejudicado ainda mais as vendas de carros a diesel”.

O valor de revenda dos veículos a diesel na Alemanha, o maior mercado de automóveis da Europa, também é incerto, pois o novo governo indicou sua intenção de rever os subsídios fiscais para o combustível, que atualmente tornam o diesel cerca de 14% mais barato por litro que a gasolina premium.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.